Internet sofre o maior ataque DDoS de todos os tempos

Por Redação | 27 de Março de 2013 às 16h05

A organização anti-spam Spamhaus se recuperou há pouco do que está sendo considerado por especialistas o maior ataque DDoS da história. O ciberataque deixou a internet mais lenta nesta quarta-feira (27) em diversos locais ao redor do planeta.

O ataque teve impacto sobre serviços populares, como a Netflix, e especialistas suspeitam que possa ter afetado sistemas bancários e e-mails. De acordo com a BBC, o episódio aconteceu devido a uma briga entre a Spamhaus, que defende a luta contra spam, e uma companhia que abriga sites e teve seus e-mails bloqueados por suspeita de scammer. Os scammers são responsáveis pelo envio dos inconvenientes spams que tentam tirar proveito das pessoas, como aqueles já conhecidos e-mails de "reis africanos que têm uma herança para você" ou "daquela pessoa que está procurando um grande amor no país onde você mora".

O que acontece é que a Spamhaus fornece listas de endereços de IP de servidores e computadores ligados à distribuição de spam. Essas listas são usadas pelos provedores, grandes corporações e fornecedores de filtro anti-spam para bloquear as piores fontes de lixo virtual. É óbvio que os spammers detestam essa prática, e não é surpresa que a Spamhaus seja ameaçada por eles.

O endereço do Cyberbunker, uma empresa holandesa que abriga diversos tipos de site, entrou recentemente para a lista negra da Spamhaus. Um porta-voz da holandesa, citado pela BBC como Sven Olaf Kamphuis, teria dito que a Spamhaus estava abusando do seu poder e tentando "vetar" o que acontece na internet.

"Nós estivemos sob este ataque cibernético por mais de uma semana. Mas estamos funcionando, eles não foram capazes de nos derrubar. Nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso para manter-nos de pé", disse Steve Linford, executivo-chefe da Spamhaus.

Agora, o ataque está sendo investigado por cinco polícias cibernéticas ao redor do mundo, mas por enquanto não foram divulgados maiores detalhes a respeito do avanço nas investigações.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.