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Especialista brasileiro cria novo serviço de dupla autenticação para empresas

Por| 15 de Abril de 2013 às 10h35

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Especialista brasileiro cria novo serviço de dupla autenticação para empresas
Especialista brasileiro cria novo serviço de dupla autenticação para empresas

Conhecido por expor problemas de segurança de grandes empresas na internet, o hacker paulistano Vinícius Camacho, de 30 anos, o K-Max, prepara-se para lançar um novo serviço focado no "outro lado do balcão": garantir a segurança de senhas para empresas.

Em fase final de desenvolvimento na Pontosec, empresa criada por Camacho e pelos sócios Gabriel Lima, de 22 anos, e Guilherme Leite, de 25, o Pontopass é um sistema de gerenciamento e validação de autenticações em nuvem para empresas, que poderá confirmar ou negar tentativas de acesso de pessoas a determinados serviços baseado em um duplo sistema de autenticação, que vai além dos simples nome de usuário e senha.

"O usuário da aplicação realizará seu login como de costume, com senha e nome de usuário, mas antes de acessar o serviço protegido, uma requisição de acesso será enviada aos servidores do Pontopass", explicou Camacho ao Canaltech. Mas mesmo com as informações de login corretas, o usuário só será capaz de entrar em um serviço após uma segunda validação, que deverá ser garantida pelo administrador da rede.

A segunda autenticação poderá ser feita através de um código recebido via SMS, por ligação telefônica ou até via aplicativos, que estarão disponíveis para iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone. O sistema permitirá ainda o bloqueio de acessos baseado em geolocalização ou horário, tornando impossível, por exemplo, que um hacker acesse o conteúdo de uma cidade diferente da marcada no Pontopass ou em um horário não permitido. O sistema também gerará relatórios diários, que registrarão todas as tentativas de acesso à rede protegida.

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Desenvolvedores também terão acesso à API do serviço, que será fornecida em diversas linguagens, permitindo que aplicações diferentes recebam um upgrade de segurança no login de seus usuários. O produto é voltado para pequenas, médias e grandes empresas e será apresentado no próximo dia 23 de abril.

Esse tipo de serviço, conhecido como two factor autentication (ou autenticação de dois fatores), é algo que cada vez mais entra na pauta de especialistas de segurança e empresas. "As senhas não são mais seguras. é um assunto que finalmente está sendo discutido", explica Camacho. Segundas e até terceiras barreiras, como é o caso da biometria, para a autenticação digital estão se tornando praticamente obrigatórias para garantir a segurança de dados. "Se o hacker tenta descobrir uma senha fraca através de [um ataque de] força bruta, ele não conseguirá passar pela segunda barreira, mesmo com a senha. Sem um sistema assim, uma vez que um hacker ganha acesso a uma senha de um administrador, por exemplo, ele pode ter acesso a uma empresa inteira", afirma o desenvolvedor, que utilizou a experiência própria em descobrir vulnerabilidades em serviços de empresas como a Telefônica e até no Orkut.

Já adotada por empresas como o Google, Facebook e Dropbox, a autenticação de dois fatores ganhou mais um apoioador de peso nos últimos dias, após o anúncio no mês passado de que a Apple passaria a exigir um código númerico de autenticação além da senha em seus serviços do iCloud. Imagens vazadas recentemente também mostraram uma iniciativa semelhante da Microsoft, que deve passar a incluir a dupla autenticação em suas contas.