Dicas de segurança no Facebook: navegue com privacidade e tranquilidade na rede

Por Luciana Zaramela

Recentemente, anunciamos aqui no Canaltech que o Facebook estava prestes a adotar o padrão de conexão HTTPS para garantir mais segurança a seus os usuários. Os norte-americanos foram os primeiros a receber a atualização, mas ela também já está sendo implementada aqui no Brasil.

O protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure) traz uma camada de segurança adicional (utilizada em sites de compras e Internet Banking) que permite que os pacotes de dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada, e isso oferece aos usuários da rede social uma forma de garantir que as páginas sejam autênticas, ou seja, sem vazamento de dados.

Mas, para garantir ainda mais segurança na sua conexão com o Facebook e não deixar que nenhum intruso tenha acesso a suas informações, siga as dicas a seguir e veja como extrair o máximo das opções que a rede social oferece!

Destrinchando as opções de segurança do Facebook: HTTPS

O protocolo HTTPS dentro de uma rede social evita transtornos como roubo de senhas e contas, mas além disso, existem outras maneiras de se proteger e manter a segurança sempre em primeiro lugar. Não se esqueça da ativar a navegação segura nas configurações de segurança do Facebook (dentro das configurações de conta), conforme ilustra a figura:

Segurança no Facebook - HTTPS

Notificações

A equipe do Facebook trabalha em prol da segurança dos usuários. Que tal ser notificado por e-mail ou celular sempre que alguém tentar acessar sua conta? Marque a opção desejada e salve as alterações.

Segurança no Facebook - Notificações

Facebook e o celular

A relação entre o Facebook e o celular pode ir muito além do simples fato de acessar a rede social pelo dispositivo. Estamos falando de segurança, e como a empresa é séria, não precisa ter medo de cadastrar seu número de celular nos serviços da rede social.

Ao registrar seu número nas configurações móveis do Facebook, você estará apto a receber notificações em seu telefone sempre que alguém tentar acessar sua conta a partir de outro dispositivo. Para isso, selecione a opção "Aprovações de login" e marque a caixa que solicita um código de segurança sempre que um computador ou dispositivo desconhecido tentar acessar sua conta.

Segurança no Facebook - Aprovações

Você pode cadastrar seus dispositivos de confiança na seção "Dispositivos reconhecidos", para que o Facebook envie um SMS de solicitação de código de segurança toda vez que você resolver acessá-lo de um navegador, dispositivo ou computador diferente.

Segurança no Facebook - Dispositivos

Senhas de aplicativos

Um pouco mais de segurança para quem vive usando aplicativos no Facebook de outros dispositivos: na opção "Senha de aplicativos" do menu Segurança, você pode entrar neles usando a senha do app em vez da senha de sua conta do Facebook. Você só precisará inserir sua senha do aplicativo uma vez. Basta seguir os passos e pronto.

Segurança no Facebook - Apps

Informações importantes

Você sabia que o Facebook tem um histórico de acesso registrado para cada usuário? Por meio dele, você pode saber de onde, por qual sistema operacional e por quanto tempo sua conta foi acessada. Basta verificar as sessões ativas, na guia de Segurança do Facebook, conforme ilustra a imagem:

Segurança no Facebook - Sessões

Desconfiado de atividade suspeita? Clique no link "Encerrar atividade", mude sua senha e continue atento. Nada de deixar para depois.

Cuidado com as "pegadinhas"

Por ser uma rede social altamente difundida em todo o mundo, o Facebook conta com usuários de todos os tipos. Cuidado com os mal intencionados que adoram fraudes! Afinal, quantas "pegadinhas" estão disfarçadas de aplicativos e links na rede social?

Desconfie de links e aplicativos como "adicione o botão não curti", "mude a cor de seu Facebook" e similares. Tais aplicativos não vão alterar a cor do Facebook, muito menos inserir um botão "Não Curtir" na rede social. Se essas alterações fossem verdadeiras, seriam anunciadas pela própria equipe da rede social e disponibilizadas como opções para todos.

E-mails falsos também entraram para a história das fraudes no Facebook. A rede social nunca solicita, por e-mail, a alteração de sua senha. Desconfie sempre!

Proteja suas informações

Álbuns de fotos, marcações, comentários, postagens no mural... parece neurose, mas estas opções do Facebook podem ser excelentes geradoras de informações para pessoas mal intencionadas.

Facebook - Segurança e Privacidade (Amigos)

O ideal é tornar tudo o mais privado possível. Claro, se você possui amigos de confiança, nada como compartilhar um pouco daquilo que acontece com você. Mas no Facebook tudo pode ser moldado a seu gosto.

Criar grupos de pessoas para ter com quem compartilhar informações sem medo, sejam atualizações de status ou fotos, é uma excelente maneira.

Se você fica sem graça ao receber convite de amizade de alguém que não conhece muito bem, basta criar grupos ou usar os já existentes no Facebook para impedir que pessoas pouco conhecidas fiquem por dentro de tudo que rola com você.

Facebook - Segurança e Privacidade (Status)

Outra boa dica é definir o público que pode visualizar suas fotos no Facebook. Assim como ocorre com as atualizações de status, ao adicionar uma nova uma foto, você define quem terá acesso.

Facebook - Fotos

Se você deseja controlar melhor a maneira como você se conecta com outras pessoas e definir quem tem acesso às suas informações, vá até a opção "Configurações de privacidade" de seu Facebook. Lá, você pode definir como conectar, editar marcações e definir autorização para ser marcado em fotos e postagens, editar configurações de anúncios, aplicativos e sites, limitar o público para publicações passadas na linha do tempo e gerenciar pessoas e aplicativos bloqueados.

Facebook - Configurações de Privacidade

O Facebook oferece um leque de opções para que seus usuários reforcem sua segurança e privacidade na rede. Evite acesso não autorizado, invasões de perfil e exposição de dados a aplicativos, pessoas desconhecidas ou maliciosas. Basta dedicar um tempinho para deixar seu perfil a seu modo e em segurança.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.