Cuidados com seu navegador contra os golpes do fim de ano

Por Redação | 07.12.2013 às 14:50
photo_camera Divulgação

O Natal está cada vez mais próximo e os cuidados com as compras on-line ficam mais em evidência. Os malwares que rodeiam o e-commerce, mais comuns nessa época do ano, tornam o consumidor vítima de armadilhas que tentam roubar informações de cartões de crédito ou senhas de banco.

Para o fim de ano, é recomendado que se faça uma limpeza no navegador. Utilizar um sem Java e direcioná-lo apenas para compras e transações bancárias garante a segurança do dados do usuário. O consultor de segurança da F-Secure Labs, Sean Sullivan, acredita que o comprador fica propenso a armadilhas quando está diante de muitas informações. “Há muitas guias abertas, muitas coisas acontecendo – e é quando você está mais propenso a clicar em um link malicioso ou fazer download de algo que não deveria”, alerta o executivo.

Não existe um navegador ideal para fazer suas compras on-line ou realizar operações seguras. O ideal é que você separe suas atividades financeiras para que esteja mais seguro ao realizar as transações.Uma pessoa que tem o Gmail e acessa muito o YouTube talvez prefira usar o Chrome para entretenimento e tarefas casuais e usar outro navegador para fazer compras e transações bancárias.

Para Sullivan, usar diferentes navegadores para diferentes tarefas é apenas uma forma de se organizar. "Mas se você não tiver hábitos seguros com o navegador, você poderá contrair outro tipo de vírus”, complementa ele.

A F-Secure separou algumas dicas de segurança para o navegador:

* Configure um browser e o dedique apenas para realizar transações financeiras, como compras e operações bancárias;

* Certifique-se de que todos os plug-ins de seu navegador estão atualizados;

* Desabilite o Java – a menos que realmente precise dele em um determinado site. Acesse esse site com um navegador separado, habilitado para o Java;

* Alerte seus familiares para configurar também um navegador separado para compras e transações bancárias;

* Utilize um bom software de segurança na internet.