Brasil: os riscos à segurança de dados durante grandes eventos esportivos

Por Mariano Sumrell | 26 de Março de 2013 às 17h51

O Brasil será palco de grandes eventos esportivos nos próximos anos: Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas. Para termos ideia do interesse despertado por esses eventos, a Copa de 2010, embalada pela paixão que o futebol desperta no mundo todo, teve 3,2 bilhões de telespectadores.

Esperamos ver aeroportos movimentados, estádios lotados e bilhões de torcedores ávidos por notícias sobre as competições. Além de torcedores e fãs, aproveitadores de toda espécie também são atraídos por esses eventos: cambistas, batedores de carteira, estelionatários e assaltantes veem uma oportunidade de obter ganhos fáceis. E cibercriminosos obviamente estão inclusos neste grupo.

Assim, nós, especialistas em segurança, esperamos uma onda de golpes usando esses eventos como isca e o phishing será a principal forma de ataque. Deveremos ter muito cuidado com e-mails, posts em mídias sociais e mensagens de SMS convidando a clicar em links para ver notícias e curiosidades sobre os eventos, oferecendo ingressos em condições espetaculares e aplicativos para você acompanhar as competições pelo seu celular.

Vale a pena relembrarmos os cuidados para nos protegermos desses e outros golpes:

1) Use um antivírus no desktop e no seu celular também. Até a Apple Store e o Google Play já receberam malwares;

2) Faça sempre as atualizações de segurança dos seus softwares: antivírus, sistema operacional, navegadores e outros aplicativos;

3) Desconfie de todas as mensagens por SMS, email e nas redes sociais que contenham links. Você nunca pode ter certeza de quem está realmente enviando a mensagem;

4) Só baixe aplicativos de sites idôneos;

5) Use senhas não óbvias e para cada serviço use uma senha diferente. Assim, se uma senha for comprometida, os outros serviços continuarão protegidos.

Nos nossos celulares e tablets, costumamos ter uma série de dados que não gostaríamos de compartilhar nem perder. Levando em conta que multidões são ambientes propícios a roubo de celulares e outros dispositivos móveis, use sempre senha para bloquear o acesso aos mesmos e criptografe o seu aparelho. E não se esqueça de fazer backup da sua agenda, fotos e outras informações para o caso de perda, roubo ou quebra de seu celular.

Siga esses cuidados e acompanhe o seu esporte favorito, torça pelo seu time e divirta-se sem medo na multidão.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.