Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

99 terá categoria de corridas exclusiva para mulheres a partir de 08 de março

Por| 03 de Março de 2021 às 15h10

Link copiado!

Divulgação/99
Divulgação/99

A 99 anunciou nesta quarta-feira (03), o lançamento de uma nova modalidade de corridas em seu aplicativo. Chamado de 99Mulher, a plataforma permite que motoristas mulheres possam escolher transportar apenas passageiras.

A funcionalidade será lançada no próximo dia 08 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. As condutoras poderão, a qualquer momento, ligar ou desligar a funcionalidade por um botão no aplicativo. A companhia checa as informações através de documentação e de verificação facial. Já as passageiras são avisadas que foi enviada uma motorista exclusiva para mulheres.

O recurso foi lançado em forma de teste pela empresa no fim de 2019 nas cidades de Santos, Campinas, Goiânia, Manaus, Recife, Fortaleza, Belém e Teresina. No início do ano, foi expandido ainda em fase beta para Macapá, Cascavel, Cuiabá, Juiz de Fora, São José dos Campos, Maceió e Jundiaí. Agora, a ferramenta está disponível nas principais capitais, em todas as regiões do país.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, mais de 78 mil corridas já foram feitas pela categoria nos últimos seis meses. Em testes de eficácia realizados em fevereiro deste ano, zero casos relacionados à segurança aconteceram em corridas do 99Mulher.

Além disso, iniciativa ajudou ainda a reduzir em 5% das ocorrências de assédio, por milhão de corridas, entre julho e dezembro de 2020. “Nossa expectativa é que o lançamento nacional diminua ainda mais os casos, especialmente contra as mulheres”, diz Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.

Mais recursos de proteção às mulheres

Além da nova funcionalidade, a 99 desenvolveu outros recursos focados na prevenção e proteção de passageiros e motoristas do sexo feminino. Entre elas está o Rastreador de Comentários, uma tecnologia que identifica assédios e prioriza acolhimento e suporte à vítima. A inteligência artificial presente na ferramenta foi desenvolvida em parceria com a consultoria feminista Think Eva e rastreia automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários ao fim das corridas.

Continua após a publicidade

O sistema consegue ler esses comentários e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios, verificando não apenas termos isolados, mas contextos onde eles estão inseridos. Hoje, são 1020 palavras e inúmeros contextos mapeados. Com ajuda do Rastreador, 9 em cada 10 usuárias voltaram a usar o app após uma ocorrência.

A 99 informa ainda que, em média, são 730 assediadores identificados e bloqueados por semana, entre motoristas e passageiros. Mais de 87% das denúncias deixadas nos comentários foram detectadas pela ferramenta em 2020, contra 80% no ano anterior.


Além disso, no começo de fevereiro deste ano, a 99 afirmou que o uso de suas tecnologias de segurança reduziu em 29% as ocorrências de crimes graves na plataforma (como roubos e sequestros), por milhão de corridas em 2020 - mais precisamente de janeiro a dezembro - em todo o país.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o aplicativo de transportes, os estados que apresentaram as maiores quedas foram Ceará, com redução de 60,79%; Pará, com decréscimo de 55,22% e Paraná, com -45,75%. São Paulo fechou o ano com queda de 13,85% e Rio de Janeiro, com -37,62%.

Incentivo às mulheres na direção

Nos últimos meses, a 99 vem investindo em novos recursos de segurança na tentativa de diminuir o número de ocorrências envolvendo seus motoristas e passageiros. O 99Mulher, o Rastreador de Comentários e outras tecnologias como o Compartilhamento de Rota, a Gravação de Áudio e as Câmeras de Segurança da 99 são parte deste programa de segurança.

Além disso, essas funcionalidades também fazem parte do "Mais Mulheres na Direção", uma iniciativa que, conforme o próprio nome diz, tem como objetivo aumentar a base de condutoras no aplicativo, fornecendo mais segurança também para passageiros e passageiras. Entre as ações, estão cursos voltados exclusivamente às mulheres, como empreendedorismo e finanças pessoais, além de benefícios, premiações e descontos especiais.

Continua após a publicidade

Leia também: