Publicidade

Confira 5 soluções para aumentar a segurança digital de empresas

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Outubro de 2021 às 08h20

Link copiado!

Divulgação/Pete Linforth/Pixabay
Divulgação/Pete Linforth/Pixabay

A onda de crimes virtuais, com vazamento de informações ou bloqueio de sistemas, vem afetando muitas empresas pelo mundo todo, principalmente após a pandemia da covid-19. Preocupadas com seus dados, as companhias estão procurando como melhorar a segurança digital de seus sistemas, já que a qualquer momento podem se ver como vítimas de golpes criminosos. 

Para Gustavo Duani, diretor de cibersegurança da Claranet, multinacional de tecnologia, a a busca por melhores soluções de segurança deve se tornar cada vez uma prioridade maior não só para as empresas, mas também para os cidadãos em geral, já que o mundo digital é presente tanto na vida pessoal quanto profissional de boa parte da população:

A tecnologia está acelerada e este avanço foi impulsionado pela pandemia, que provocou mudanças em praticamente todas as esferas do comportamento humano e sua relação com o mundo exterior. E com a inteligência artificial, expansão de redes 5G e 6G, a digitalização se fará presente muito mais nos próximos anos. Hoje o mundo todo é digital, logo, é de suma importância voltar as atenções para essa área
Continua após a publicidade

Pensando neste tema que Duani compartilhou cinco soluções estratégicas para empresas, que, quando combinadas, podem ser peças fundamentais no processo de proteção contra ameaças virtuais. Confira elas a seguir:

Experiência e confiança

Duani afirma que é muito importante que líderes de organizações procurem empresas especializadas em cibersegurança, que tenham referência e expertise no segmento. Essas empresas normalmente possuem certificações de qualidade e eficiência, atendem várias marcas do mercado e mantêm seus serviços e equipe de especialistas sempre atualizados.

Continua após a publicidade

Teste de penetração

Após uma equipe competente estar formada, a primeira solução indicada por Duani é o Teste de Penetração. A partir dela, é possível obter testes coordenados e cuidadosamente priorizados para avaliar a segurança dos sistemas, simulando um ataque malicioso, e assim permitindo que as empresas enxerguem formas de proteger seus dados de softwares, hardwares e clientes. 

Testes contínuos

O Teste de Penetração, embora útil, só consegue avaliar vulnerabilidades pontuais. Mesmo com a realização dele, é necessário que a empresa e a equipe de segurança façam testes constantes nos sistemas, para sempre estar ciente sobre novas brechas em potencial. 

Continua após a publicidade

Avaliação de vulnerabilidades

Para Duani, este é um dos passos mais importantes nas soluções de segurança de empresas. Enquanto os testes contínuos e o Pen Test descobrem vulnerabilidades, é o processo de avaliação delas que define, identifica e classifica as falhas de sistemas, aplicativos e infraestruturas de rede.Esse passo é essencial para identificar e corrigir os pontos fracos, antes que possam ser explorados por criminosos. 

Uma estratégia de segurança abrangente deve vincular os resultados de uma avaliação de vulnerabilidade ao impacto que terá na empresa.

Continua após a publicidade

SOC

A última solução recomendada por Duani é o Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês). Essa solução funciona como  um ponto de contato único e disponível 24 horas por dia, que monitora e reage aos eventos de segurança quando necessário.

O SOC é normalmente usado para uma rápida resposta a incidentes de segurança, para melhor gestão de crises e para coordenar equipes de TI nas empresas.