Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1 em cada 4 brasileiros já foi vítima de fakes em relacionamentos virtuais

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Março de 2022 às 20h40

Link copiado!

Jenny Ueberberg/Unsplash
Jenny Ueberberg/Unsplash

A internet auxiliou um bocado na busca por relacionamentos, mas também trouxe novos perigos, com uma nova pesquisa apontando que um em cada quatro brasileiros já se aproximou de fakes enquanto buscavam um romance nas redes. E para piorar as coisas, desse tota, um quarto alega ter tido perdas financeiras por conta disso, acreditando no papo de golpistas e enviando dinheiro ou caindo em esquemas fraudulentos.

As informações são da PSafe, empresa de segurança que traçou um panorama dos relacionamentos virtuais em nosso país. De acordo com o levantamento, 34,8% dos brasileiros já se relacionaram pela internet, com, mais precisamente, 24,5% afirmando que a aproximação se deu com um perfil falso. O Facebook é a rede social mais utilizada para esse fim, com 36,5% dos casos, seguida do Badoo (10,5%) e Instagram (6,79%).

O Tinder, que esteve no centro das atenções recentemente por conta do documentário sobre os golpes de Simon Leviev, apareceu como a opção de apenas 5,1% dos respondentes. Apesar de a busca por relacionamentos ser um assunto para quase 35% dos participantes da pesquisa, 71,2% deles afirmaram não se sentirem seguros nas plataformas sociais, em um dado que conversa diretamente com a incidência de golpes também citada no levantamento.

Continua após a publicidade

“Os criminosos utilizam perfis falsos para seduzir usuários e aplicar golpes financeiros, mas alguns sinais são importantes para que as pessoas não se tornem vítimas”, aponta Emilio Siumoni, executivo-chefe de segurança da PSafe. Ele cita alguns exemplos de comportamentos a prestar atenção, como a recusa em fazer chamadas de vídeo, fotos suspeitas nos perfis e comportamentos inadequados nas redes sociais.

Segundo a empresa de segurança, somente nos últimos seis meses, mais de 8,5 mil perfis falsos foram bloqueados após denúncias da PSafe, com Instagram, Facebook e Tinder sendo as redes mais usadas pelos criminosos. “É aí que está o perigo, pois essas são algumas das principais redes em que as pessoas se relacionam”, completa Simoni.

Como se proteger de golpes em relacionamentos virtuais

Prestar atenção em sinais de alerta é o principal meio de se proteger contra fraudes de romance. Desconfie, por exemplo, de perfis com poucas fotos, informações, imagens ao lado de terceiros ou seguidores; essa pode ser uma indicação de que a conta é falsa. Pesquisar o contato em diferentes redes sociais também ajuda nessa verificação.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, a recusa a realizar chamadas de vídeo ou enviar mensagens de áudio, assim como fotos espontâneas, também deve acender um alerta. Os golpes financeiros também acontecem após algum tempo de contato, portanto, evite atender a pedidos de ajuda financeira, que normalmente vêm acompanhados de pressão para a compra de passagens, envio de dinheiro ou outros tipos de auxílio.

Na hora de marcar encontros, prefira lugares públicos e sempre avise familiares e amigos sobre com quem vai se encontrar e onde. Caso detecte problemas, sinais de perigo ou desconfie de algo, busque ajuda e interrompa o contato com a pessoa em questão.

Fonte: Psafe