Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoológico de SP recebe menor espécie de tamanduá do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2022 às 12h03

Link copiado!

Masakazu Kobayashi/Pixabay
Masakazu Kobayashi/Pixabay

Após ser resgatado e receber cuidados veterinários intensivos por mais de um ano, o tamanduaí Yoyo chegou, nesta semana, ao Zooparque de Itatiba, cidade no interior de São Paulo. Como não pode mais retornar à natureza, o zoológico será responsável por sua criação. O animal é da espécie Cyclopes didactylus, considerada a menor entre os tamanduás no mundo, pesando menos de 300 gramas.

Popularmente conhecido pelo nome de tamanduaí, Yoyo é de uma espécie considerada arborícola, ou seja, vive predominante em árvores, como os primatas. Além disso, é um animal com hábitos noturnos e solitários.

Continua após a publicidade

História do tamanduaí Yoyo até chegar ao zoológico

Em 2021, o tamanduaí Yoyo foi resgatado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado do Piauí. Naquele momento, o animal estava extremamente magro e se encontrava com um quadro severo de desidratação e hipovitaminose (falta de vitaminas no corpo).

Em seguida, o pequeno animal resgatado foi encaminhado para o Instituto Tamanduá, onde pode se recuperar e "engordar". Mesmo adulto e recuperado, o animal pesa apenas 285 gramas, o que está dentro dos padrões para a sua espécie.

"Por ser o único de sua espécie em cativeiro no mundo, e, por ter se habituado à presença humana, comportamento não ideal em uma situação de vida livre, optamos por não devolvê-lo à natureza", afirma o Instituto, em nota. Por isso, é que o tamanduaí, agora, é acolhido pelo zoológico.

Continua após a publicidade

A seguir, confira um vídeo em que Yoyo escala uma árvore:

Vale destacar, que segundo o Instituo, Yoyo "foi provavelmente retirado da natureza para ser criado em cativeiro como pet. Mas, quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil".

Fonte: Instituto Tamanduá