Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp agora tem bot do Ministério da Saúde com dicas sobre coronavírus

Por| 26 de Março de 2020 às 19h30

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Todo mundo que usa WhatsApp sabe que muita gente costuma compartilhar informações que muitas vezes não são verdadeiras ou estão desatualizadas. E, em tempos de grandes eventos e crises, infelizmente ainda é comum recebermos diversos links duvidosos.

Para aumentar a veiculação das recomendações oficiais e evitar fake news na prevenção ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Ministério da Saúde disponibiliza a partir desta quinta-feira (26) um canal para tirar dúvidas sobre o assunto diretamente pelo mensageiro.

Para usar, é simples: basta adicionar o contato +55 (61) 9938-0031 e iniciar a conversa com “Oi”. A partir daí, o bot de atendimento automático oferece uma lista com números representando os principais tópicos, como sintomas, transmissão, tratamento e até protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde.

Continua após a publicidade

“Desde o início da circulação do coronavírus no mundo, o Ministério da Saúde trata com total transparência as informações referentes ao tema. Esta ferramenta permitirá o contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo”, reforça o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O robô digital é baseado no Robbu/Positus, da API do WhatsApp Business. A novidade segue uma iniciativa que vem funcionando em outras partes do mundo, como em Cingapura, Israel, África do Sul, Argentina e Indonésia. O Ministério da Saúde adiantou que outros serviços de informação devem ser lançados nos próximos dias e semanas. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também apresentou seu alerta de saúde sobre o novo coronavírus no WhatsApp.

Vale destacar que o Facebook, que é dono do WhatsApp, disponibilizou ontem (25) créditos para o Ministério da Saúde criar campanhas na rede social e passou a mostrar notificações sobre o assunto, tanto na sua plataforma quanto no Instagram. O próprio mensageiro também conta, desde o início do mês, com 11 figurinhas relacionadas à COVID-19, a exemplo de “Lave bem as mãos”, “Desinfete os objetos usados”, “Evite tocar nariz, boca e olhos”, “Fique informado”, entre outros.

Continua após a publicidade

Fonte: Ministério da Saúde