Você provavelmente lava os pés errado, e isso pode ter consequências
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Os cientistas têm um alerta: as pessoas provavelmente não lavam os pés do modo certo, e isso pode ter consequências. O que acontece é que muita gente acha que só jogar água e sabão superficialmente é suficiente para manter os pés livres de doenças, mas na realidade, é necessário fazer mais.
- Saiba por que suas mãos e pés estão sempre frios
- A cada hora, 3 brasileiros têm as pernas ou os pés amputados
Os especialistas recomendam lavar bem os pés com sabão e água morna, dando atenção especial à região entre os dedos e a sola dos pés, e apontam que se não lavar os pés regularmente, poderá experimentar infecções.
Vale lembrar que os pés estão propensos a acumular suor e bactérias, o que pode levar a odores desagradáveis. Segundo a Cleveland Clinic, as bactérias que vivem em sua pele e em seus sapatos realmente se alimentam do seu suor, fazendo com que seus pés exalem o famoso chulé.
A limpeza adequada dos pés pode ajudar a melhorar isso, para que essas bactérias permaneçam sob controle para ajudar a prevenir não apenas os odores como também as infecções.
O que acontece se não lavar os pés corretamente?
Uma das consequências mais conhecidas para a má higienização dos pés é a frieira, também conhecida como pé-de-atleta. Trata-se de uma infecção provocada pelos fungos Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum, que ataca preferencialmente a sola dos pés e os espaços entre os dedos.
A condição é adquirida quando se anda frequentemente descalço em locais úmidos contaminados pelo fungo Trichophyton, tais como saunas, piscinas, chuveiros e vestiários públicos. Os sintomas mais comuns envolvem:
- Coceira entre os dedos dos pés
- Vermelhidão
- Descamação e rachaduras na pele
- Ressecamento da sola dos pés
- Dor na região dos pés
O tratamento costuma ser feito com pomadas antifúngicas. O nome dado a um grupo de micoses superficiais da pele e das unhas é dermatofitose. Na prática, os fungos dermatófitos, ou seja, que provocam dermatofitoses, são os dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton. Anteriormente, já apresentamos curiosidades sobre fungos que ninguém te contou.
E higiene é coisa séria, porque em casos graves, infecções nos pés não tratadas podem levar à amputação, principalmente em indivíduos com sistema imunológico comprometido ou condições de saúde subjacentes, como diabetes. Portanto, é essencial priorizar os pés como parte de sua rotina geral de higiene.
Como higienizar os pés da forma correta
A American Academy of Dermatology Association (AADA) recomenda passar loção nos pés após o banho, e sugere que a melhor fórmula hidratante para os pés contém “10% a 25% de ureia, alfa-hidroxiácido ou ácido salicílico” e deve ser aplicada imediatamente após o banho.
Além de lavar os pés todos os dias (o que significa esfregar ativamente entre os dedos dos pés, não apenas passar sabão sem dar a devida atenção à região), é necessário secar completamente, principalmente entre os dedos. Outra dica dos especialistas é manter as unhas dos pés livres de sujeira e trocar as meias pelo menos uma vez por dia. Uma dica é utilizar esponja de banho — que deve ser trocada, no mínimo, uma vez a cada mês.