Publicidade

Você esquece o que deveria fazer logo que passa pela porta? Saiba o motivo!

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Inmicco/Envato
Inmicco/Envato

Você esquece o que deveria fazer logo que entra em um determinado cômodo? Surge aquela sensação esquisita de que aquela informação estava ali um minuto atrás, e já não está mais? Saiba que você não é o único, e a ciência busca explicações para esse pequeno "desconforto cerebral".

Os especialistas da Universidade de Notre Dame (EUA) têm até um apelido para esse fenômeno: "efeito porta". A equipe chegou a mostrar que a memória passa por uma espécie de redução quando uma pessoa atravessa a porta para outra sala.

A explicação para isso é que as memórias são divididas em episódios, e as pessoas costumam encontrar dificuldade em recordar informações de episódios anteriores. Quando alguém cruza a porta para entrar em outro cômodo, é como se a memória desbloqueasse um novo episódio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto isso, pesquisadores da Universidade Queensland (Austrália) levantam uma ressalva: passar por portas que unem salas idênticas na maioria das vezes não afeta a memória. A justificativa é que, nesse caso, não há mudanças suficientes para que o cérebro crie um "novo episódio".

Um estudo publicado na Plos One aponta que aproximadamente 56% das informações são esquecidas em uma hora, 66% após um dia e 75% após seis dias, o que nos faz relembrar que, embora o cérebro seja capaz de coisas impressionantes, sua capacidade de armazenar e recordar detalhes é limitada.

Em um artigo de 2017 chamado "A biologia do esquecimento", publicado na Neuron, cientistas apontam que com o tempo, traços de memória começam a desaparecer, e se a informação não for recuperada e revisitada com frequência, eventualmente será perdida. O grupo também sugere que o cérebro faz uma limpeza, livrando-se de memórias que não são utilizadas, à medida que se acumulam.

Fonte: Science Focus, Very Well Mind, Plos One, Neuron