Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vitamina D melhora função cerebral e fortalece a memória

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Dezembro de 2022 às 18h41

Link copiado!

gstockstudio/envato
gstockstudio/envato

Em um novo estudo publicado na última quarta-feira (7) na revista científica Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association, pesquisadores examinaram os impactos da vitamina D no tecido cerebral. Níveis elevados dessa vitamina no cérebro foram associados a chances 25% a 33% menores de demência e comprometimento cognitivo.

A vitamina D ajuda muitas funções no corpo, incluindo respostas imunes e manutenção de ossos saudáveis, e pode ser encontrada em peixes gordurosos (como salmão, truta e atum), leite ou suco de laranja. No entanto, a principal forma de absorção acontece através de uma breve exposição à luz solar. Algumas pessoas também tomam suplementos para aumentar seus níveis de vitamina.

A dose diária recomendada de vitamina D é de 600 UI por dia para pessoas até 70 anos e 800 UI para pessoas com mais de 70 anos. No entanto, tomar muita vitamina D também representa um risco, principalmente se a pessoa usar suplementos, uma vez que pode causar acúmulo excessivo de cálcio, aumentar o risco de danos nos rins e causar quedas e outras lesões.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, a pesquisa ligou a deficiência de vitamina D com condições crônicas de saúde e morte precoce. Além disso, os cientitas descobriram que níveis mais altos da vitamina estavam associados a uma melhor função cognitiva, ou seja: uma memória mais forte, e uma progressão mais lenta do declínio cognitivo.

Para o estudo, a equipe analisou o tecido cerebral de 290 indivíduos e examinou os níveis de vitamina D em quatro regiões do cérebro. Segundo os autores, "estabelecer que a vitamina D está no cérebro humano é um passo importante para entender a biologia."

A fim de ilustrar os mecanismos por trás de como a vitamina D opera no cérebro, a equipe planeja estudar mais a fundo a estrutura do cérebro.

Continua após a publicidade

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association via EurekAlert!