Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vitamina B12 para veganos: entenda por que isso é tão importante

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Janeiro de 2023 às 19h30

Link copiado!

antoninavlasova/envato
antoninavlasova/envato

A vitamina B12 é muito importante para o corpo humano, e ajuda a evitar graves consequências. No entanto, por ser encontrada em alimentos de origem animal, os veganos (ou seja, as pessoas que optam por uma dieta desprovida de qualquer produto de origem animal, inclusive leite, ovos) precisam dar uma atenção especial a essa questão.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a B12 pode atenuar um quadro conhecido como tempestade inflamatória, causado por uma resposta imune excessiva do organismo e atuar como um regulador desse evento, ao aumentar a produção da molécula doadora universal de uma substância chamada metil, capaz de desativar genes que favorecem a inflamação.

Em conversa com a equipe do Canaltech, a nutricionista clínica dra. Caroline dos Santos esclarece a importância da vitamina B12, que pode ser encontrada em carnes em geral, peixes, ovos, leite e derivados: "Levando em consideração que só temos B12 em alimentos de origem animal, consequentemente esse público se torna um grupo de risco para deficiência de vitamina B12 no organismo. Essa deficiência pode trazer consequências graves, como anemia, então uma dieta vegana precisa de suplementação. A pessoa vegana precisa buscar um profissional para fazer o acompanhamento adequado."

Continua após a publicidade

A nutricionista destaca que, ainda assim, a dieta vegetariana ou vegana pode ser considerada como segura e saudável, em todas as fases da vida, com ressalva para essa necessidade de buscar a suplementação.

O que acontece se a vitamina B12 está em falta?

As principais consequências da deficiência de vitamina B12 são anemia e problemas neurológicos. "Anemia porque a B12 é um dos componentes responsáveis pela formação e a maturação das células vermelhas do sangue (hemácias)", explica a nuticionista.

"Os problemas neurológicos nós temos esquecimento, dificuldade de concentração, formigamentos, porque a B12 também participa da produção de bainha de mielina, que é uma estrutura que recobre nossos neurônios, então é muito importante para a transmissão de impulsos nervosos. Então sempre muita atenção, quando começar a ter falta de disposição, cansaço excessivo, sensação de dormência, tontura, visão embaçada. É importante procurar um profissional para fazer um checkup e ver se os níveis de B12 estão adequados", alerta a especialista.

Continua após a publicidade

Além dos veganos: grupos de risco para deficiência de B12

Pessoas veganas se encaixam em um grupo de risco caso não façam a devida suplementação, mas a nutricionista relembrar que para a B12 ser absorvida, nós precisamos de um sistema gastrointestinal íntegro, saudável.

Com isso, pessoas que fazem cirurgias bariátricas, ou que de alguma forma vão acometer o estômago ou parte do intestino, podem ter uma redução dessa absorção, o que ressalta a possível necessidade de suplementação. Doenças inflamatórias intestinais e o uso crônico de algumas medicações como omeprazol também despertam alerta.

Continua após a publicidade

"Lactantes que sejam veganas precisam fazer a suplementação e lembrar que a B12 será passada via leite materno para o lactente. Os lactentes até os seis meses normalmente não precisam fazer suplementação, porque recebem da mãe via leite materno, mas caso os cuidadores queiram que essa criança faça uma introdução alimentar vegana ou vegetariana, esse lactente terá que ser suplementado também com vitamina B12 para garantir que não tenha deficiências", indica a profissional.

Vitamina B12 para crianças veganas

Caroline disserta que a vitamina B12 é importante em todas as idades, mas principalmente na infância, porque é quando a criança está em uma alta velocidade de crescimento e desenvolvimento. Na infância, se os responsáveis escolhem não oferecer nada de origem animal, é preciso prestar atenção na suplementação, já que além de anemia, a deficiência pode baixo ganho de peso e altura e até atraso do desenvolvimento psicomotor.

Dependendo do grau dessa deficiência e dos sintomas, a suplementação oral de vitamina B12 aos pequenos veganos não é suficiente, então precisa entrar com suplementação de injeção intramuscular, conforme conclui a especialista.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações de Mayo Clinic, Fiocruz