Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vírus Nipah: Índia fecha escolas para conter surto mortal

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2023 às 12h56

Link copiado!

Sandeep Singh/Pexels
Sandeep Singh/Pexels

Na Índia, as autoridades de saúde identificaram um novo surto do vírus mortal Nipah, que pode ser transmitido de humano para humano. Para evitar uma onda de casos da doença associada com quadros de encefalite (inflamação do cérebro), escolas, escritórios e algumas empresas foram temporariamente fechadas em um distrito na parte sul do país, no estado de Kerala.

Além do fechamento de escolas no local do surto do vírus Nipah, o ministro-chefe do estado indiano, Pinarayi Vijayan, pediu para que as pessoas evitem reuniões públicas pelos próximos 10 dias, segundo a BBC.

Em paralelo, a orientação é que se use máscaras em situações de risco e que visitas aos hospitais só ocorram em casos de emergências. No entanto, Vijayan afirma que não há motivo para pânico, já que a situação está sendo controlada.

Continua após a publicidade

Mortes em surto do vírus Nipah na Índia

Até o momento, foram confirmados cinco casos oficiais do vírus Nipak no distrito de Kozhikode da Índia, sendo duas mortes — a primeira morte foi confirmada no dia 30 de agosto. Os outros três pacientes, incluindo uma criança, recebem atendimento médico em um hospital local.

Para evitar o contágio do vírus para outras pessoas, as autoridades estão testando os contatos próximos dos casos confirmados. Por isso, mais de 700 testes foram feitos na região. Entre os testados, estão cerca de 150 profissionais de saúde. A maioria dos resultados ainda não foi divulgada.

Continua após a publicidade

Para auxiliar no controle do surto do vírus Nipah, o ministro da Saúde da Índia, Mansukh Mandaviya, enviou uma equipe de especialistas para a região. A ideia é que eles possam também traçar um panorama melhor da situação epidemiológica.

Entenda o que é o vírus Nipah

Aqui, vale observar que o vírus Nipah é uma zoonose, ou seja, originalmente, é transmitido para os humanos a partir de animais contaminados, como porcos e morcegos. Só que a infecção também pode ser transmitida por alimentos ou entre pessoas doentes.

No estado indiano de Kerala, este é o quarto surto desde 2018. Na primeira onda de infecções pelo vírus Nipah, foram relatadas 17 mortes entre os 18 casos confirmados. Apesar disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a taxa de letalidade geral oscila entre 40% e 75%, dependendo das capacidades locais de vigilância epidemiológica e da gestão clínica dos pacientes.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC e OMS