Publicidade

Vírus Marburg: Gana registra primeira morte de criança infectada

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Agosto de 2022 às 15h20

Link copiado!

Frederick Murphy/CDC
Frederick Murphy/CDC

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, na terça-feira (2), mais um óbito em decorrência do vírus Marburg (MRV), da mesma família do Ebola, em Gana. Esta foi a primeira morte de uma criança associada à doença desde o início do surto. Os outros dois óbitos foram em pacientes adultos.

A morte da criança por causa do vírus Marburg foi confirmada pelo médico da OMS, Ibrahima Soce Fall. No entanto, não foram revelados detalhes sobre o caso, como a idade do paciente ou a região de Gana em que morava.

Continua após a publicidade

As duas primeiras vítimas do surto foram homens que morreram no final de junho. O primeiro paciente tinha 26 anos, quando deu entrada no hospital em 26 de junho. A morte teria ocorrido no dia seguinte. Enquanto isso, o segundo indivíduo, com 51 anos, buscou por atendimento no dia 28 daquele mês, mas faleceu no mesmo dia.

Além de Gana, surtos do vírus Marburg afetam outros países da África Ocidental, como Guiné. Por enquanto, apenas um caso fatal da doença foi registrado entre a população de Guiné até o início de agosto.

Vírus Marburg tem alta taxa de mortalidade

Considerado raro, o vírus Marburg é identificado como uma zoonose, ou seja, a transmissão inicial ocorre entre animais silvestres e humanos. Mais especificamente, o contágio ocorre a partir do contato com morcegos. Além disso, pessoas contaminadas podem transmitir para outros indivíduos saudáveis.

Continua após a publicidade

Segundo a OMS, os primeiros sintomas da doença surgem de forma abrupta. Pacientes podem relatar fortes dores de cabeça, mal-estar, diarreia, náuseas e vômitos. Em sete dias, o quadro pode evoluir para um tipo de febre hemorrágica, onde diferentes níveis de sangramento são observados. A taxa de letalidade é estimada entre 24% e 88% dos casos.

Fonte: Reuters