Vinho protege da covid-19 e cerveja aumenta riscos; entenda

Vinho protege da covid-19 e cerveja aumenta riscos; entenda

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 31 de Janeiro de 2022 às 17h17
Microgen/Envato

O vinho pode te proteger da covid-19, enquanto a cerveja aumenta os riscos. A afirmação vem de uma pesquisa conduzida por uma equipe do Hospital Shenzhen Kangning (China) e do Southwest Hospital (EUA), cujas descobertas foram publicadas na revista científica National Library of Medicine.

Basicamente, o estudo comparou o consumo de determinadas bebidas alcoólicas e o risco de contrair covid-19. Depois de avaliar os hábitos de 473.957 pessoas registradas em um banco de dados (dessas, 16.559 testaram positivo para o vírus), os pesquisadores concluíram que o consumo de cerveja e cidra aumenta o risco de infecção em 28%.

Da mesma forma, o alto consumo de destilados também mostrou relação com o risco de contrair a doença. Por outro lado, o alto consumo de vinho tinto, vinho branco e champagne (um a quatro copos por semana) pareceu levar a um risco 8% menor de contrair a covid-19. Já os consumidores de vinho fortificado se depararam com um risco 12% menor de infecção.

Vinho reduz risco de contrair covid-19, enquanto cerveja aumenta (Imagem: ipolly80/envato)

A proteção encontrada no vinho foi associada ao alto teor de polifenóis (compostos orgânicos presentes em várias plantas e frutas, como as uvas, sob a premissa de protegê-las contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas). De acordo com o estudo, o vinho poderia inibir o efeito de vírus causadores de gripes e infecções relacionadas ao trato respiratório.

“O consumo de cerveja e cidra não é recomendado durante as epidemias. As orientações de saúde pública devem se concentrar na redução do risco de covid-19, defendendo hábitos de vida saudáveis e políticas preferenciais entre os consumidores de cerveja e cidra”, conclui o estudo.

Fonte: National Library of Medicine

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.