Vai viajar? Não se esqueça do certificado digital de vacina contra COVID-19!

Vai viajar? Não se esqueça do certificado digital de vacina contra COVID-19!

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 09 de Agosto de 2021 às 11h05
erika8213/envato

Se você já completou a imunização contra a COVID-19, é possível obter o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica. Ele funciona como um passaporte de vacinação que pode ajudar em viagens a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação, mas não tem validade internacional: cada país pode decidir se aceita ou não. 

Para tirar o certificado nacional de vacinação, deve-se logar primeiro em Gov.br e depois acessar o Conecte SUS (Imagem: rawf8/envato)

O Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pelo Conecte SUS, tanto no site quanto no aplicativo (Android/iOS). Mas antes de tudo, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal.

Interface do Conecte SUS versão web (Imagem: Captura de Tela/SUS/Governo Federal)

Feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, basta selecionar serviços, e então histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, constam as doses contra COVID-19 que o usuário tomou. Basta marcar a opção Certificado de Vacinação, e o sistema fornece um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento. O download é feito em PDF em três línguas, e pode ser em português, inglês ou espanhol.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para saber como fazer no celular, o Canaltech preparou um tutorial completo usando o app ConecteSUS.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.