Como fazer pré-cadastro no Vacina Já em São Paulo pelo WhatsApp

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 08 de Abril de 2021 às 12h20
CDC/Unsplash

Durante coletiva de imprensa, o governo estadual de São Paulo anunciou a criação de um pré-cadastro pelo WhatsApp para os cidadãos que forem tomar a vacina contra a covid-19. Lembrando que o preenchimento não é obrigatório, mas serve para agilizar o atendimento nos postos de vacinação, para não ter que realizá-lo presencialmente.

Anteriormente, este processo era feito apenas pelo site do “Vacine Já”. Além disso, o serviço disponibiliza outras informações, como calendário de imunização, tira-dúvidas sobre a transmissão, ajuda em autoavaliação de sintomas da covid-19, verificação de notícias do Governo, dados sobre o Plano São Paulo e informações sobre o auxílio emergencial. Confira abaixo como realizar o pré-cadastro no serviço.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Importante: se recebeu o número antes de ver este tutorial, verifique se ele possui o sinal verde ao lado do nome do contato e se e está escrito “Conta comercial oficial”, clicando no contato para ver as informações dele.

Verifique se a conta pertence ao governo antes de enviar seus dados (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Como fazer o pré-cadastro para vacinação em São Paulo

Passo 1: adicione aos seus contatos do WhatsApp o número de telefone: 55 11 95220-2923 (ou, cliqueaqui para entrar em contato) e envie “Oi”.

Inicie seu pré-cadastro pelo WhatsApp (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 2: o bot da conta do Governo do Estado de São Paulo enviará uma lista com opções referentes à campanha de vacinação; para prosseguir com o cadastro, envie a letra “B”.

Além do pré-cadastro, são oferecidos outros serviços pelo bot do governo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 3: para continuar, toque no botão “Aceito” para enviar dados pessoais.

Envie seus dados para realizar o processo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 4: serão solicitados seu nome completo, data de nascimento (dd/mm/aaaa), CEP (sem pontuação) e o número de sua residência e o complemento (se não houver, basta enviar “não” para esta opção). Se algum dado estiver incorreto, basta clicar em "Não" para corrigi-los e, assim que o bot encaminhar a mensagem com a informação correta, aperte "Sim".

O processo todo é bastante rápido e intuitivo (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 5: além disso, serão solicitados o envio de seu e-mail, se o seu número de contato é o mesmo do WhatsApp e CPF.

Verifique cada dado enviado para realizar o cadastro corretamente (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 6: após esta etapa, o bot enviará todas as suas informações para sua confirmação. Ao checá-las e ver que estão corretas, clique no botão “Sim, confirmo” e seu pré-cadastro já estará pronto.

Confirme o envio dos seus dados (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Passo 7: você receberá um e-mail de confirmação com a mensagem abaixo.

Quando for iniciar a vacinação da sua faixa etária ou grupo, o gverno enviará uma mensagem (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Pronto! Seu pré-cadastro para a vacinação da covid-19 estará pronto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.