Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Varíola dos macacos: Europa e Ásia relatam primeiras mortes pela doença

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Agosto de 2022 às 19h40

Link copiado!

Ryasnyansky/Envato Elements
Ryasnyansky/Envato Elements

Após o Brasil confirmar a primeira morte relacionada à varíola dos macacos (monkeypox), outros casos fatais da doença foram confirmados na Europa e na Ásia. No total, quatro óbitos são contabilizados fora do continente africano — onde alguns países lidam com a doença de forma endêmica e mortes já foram registradas.

Até o momento, a Espanha confirmou duas mortes relacionadas com a varíola dos macacos e, nesta segunda-feira (1), a Índia anunciou o primeiro óbito provocado pela condição no país. Em retrospectiva, o Brasil notificou, na última sexta-feira (29), a primeira morte da doença fora da África, desde o início do atual surto.

Continua após a publicidade

O caso brasileiro é de um homem, com 41 anos, que estava internado em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Além da varíola dos macacos, o paciente tratava um câncer (linfoma). Nestas circunstâncias, "a causa do óbito foi o choque séptico", segundo as autoridades locais.

Neste ponto, é necessário explicar que casos da doença podem ter uma evolução mais grave em pacientes com alguma comorbidade — como câncer, HIV ou transplante de órgãos. Além disso, o risco é maior para idosos e crianças.

Varíola dos macacos na Europa

Na Europa, dois óbitos da varíola dos macacos foram confirmados na Espanha. No sábado (30), o país da Península Ibérica contabilizava mais de 4,2 mil casos da infecção, sendo que 120 dos pacientes (3,2%) precisaram de hospitalização.

Continua após a publicidade

Segundo a imprensa local, os óbitos da varíola dos macacos na Espanha estavam relacionados com a encefalite, ou seja, uma inflamação no cérebro. O quadro é considerado uma complicação rara da infecção, segundo especialistas. Até o momento, não foram detalhadas informações sobre os perfis das vítimas.

Primeira morte na Índia

No caso da Índia, o paciente que morreu em decorrência da varíola dos macacos era um homem, de 22 anos, que viajou recententemente para os Emirados Árabes Unidos. O paciente morava no estado de Kerala, no sul do país.

Segundo as autoridades locais, o paciente teria testado positivo para o vírus no exterior, mas não buscou por atendimento médico, de forma imediata, quando retornou ao país. No entanto, o quadro piorou e ele precisou ser internado. Antes do óbito, ele recebia oxigênio através de um suporte ventilatório.

Continua após a publicidade

Apesar do caso fatal, a Índia identificou oficialmente apenas quatro casos da varíola dos macacos, sendo três no estado de Kerala e um na capital, Délhi.

Fonte: BBC e The Guardian