Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Variante Delta: vacinados abrigam carga viral tão alta quanto não vacinados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Agosto de 2021 às 15h16

Link copiado!

Mattthewafflecat/Pixabay
Mattthewafflecat/Pixabay

Infectadas com a variante Delta, pessoas totalmente vacinadas podem ter uma carga viral tão alta quanto as não vacinadas, embora estar totalmente vacinado signifique que o risco de ser infectado seja menor. Pelo menos, é isso o que diz uma análise abrangente de dados da Universidade de Oxford, do Reino Unido.

Por enquanto, as implicações disso na transmissão do vírus ainda não estão claras. “Ainda não sabemos quanta transmissão pode acontecer de pessoas que pegam COVID-19 após serem vacinadas. Eles podem ter altos níveis de vírus por períodos mais curtos de tempo, mas o fato de que eles podem ter altos níveis de vírus sugere que as pessoas que ainda não foram vacinadas podem não estar tão protegidas da variante Delta como esperávamos”, afirmam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

O estudo, que ainda não foi revisado por pares, descobriu que o desempenho da vacina diminuiu contra a variante Delta em comparação com a variante Alfa. Os pesquisadores compararam os resultados de cerca de 2,6 milhões de testes de COVID-19 feitos entre dezembro de 2020 e maio de 2021, e mais de 811.600 resultados de testes obtidos de maio a agosto de 2021.

Esses conjuntos de dados destacam o potencial dos indivíduos vacinados de ainda transmitir a COVID-19 para outros e a importância do teste e do isolamento, bem como das medidas protetivas como uso de álcool em gel e higienização correta das mãos para reduzir o risco de transmissão, mesmo após a vacina.

Fonte: The Guardian