Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Variante Delta predomina em SP: cepa representa mais de 95% dos novos casos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Setembro de 2021 às 20h40

Link copiado!

IciakPhotos/Envato Elements
IciakPhotos/Envato Elements

A maioria dos casos de covid-19 na cidade de São Paulo é causada pela variante Delta (B.1.671.2) do coronavírus SARS-CoV-2, descoberta pela primeira vez na Índia. De acordo com levantamento do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Adolfo Lutz, 95,2% dos registros da doença na capital foram causados pela variante que é considerada mais infecciosa.

No ranking de variantes do coronavírus mais presentes na cidade de São Paulo, está em segundo lugar a variante Gama (P.1). Esta cepa foi detectada pela primeira vez na cidade de Manaus, no Amazonas, e chegou a ser predominante na cidade, também. No entanto, a Gama representa, hoje, apenas 4,06% das amostras analisadas.

Continua após a publicidade

Vale destacar que esta análise das variantes foi feita a partir do sequenciamento de novos casos da infecção, durante a última semana. Considerando apenas as amostras do levantamento —  aproximadamente 600 —, foram detectadas 573 pessoas infectadas com a variante Delta. Desde julho, quando a variante começou a circular de forma comunitária na cidade, foram identificados 2.494 casos.

Para barrar a chegada de novas variantes na cidade, estão em funcionamento algumas barreiras sanitárias, como a do Aeroporto de Congonhas e as dos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara. Até o momento, 545 mil pessoas foram abordadas, com o registro 203 passageiros com sintomas respiratórios.

Impacto da variante Delta do coronavírus em SP

De acordo com a prefeitura de São Paulo, apesar do elevado número de amostras confirmadas para a variante Delta, o número de novos casos da covid-19 não tem apresentado crescimento significativo. Em paralelo, a prefeitura adota um movimento de flexibilização das medidas contra a transmissão da covid-19, como o retorno das torcidas aos estádios de futebol, o que está previso para ocorrer no dia 4 de outubro.  

Continua após a publicidade

De acordo com o Consórcio de Veículos da Imprensa, 53,89% da população do estado de SP está completamente imunizada contra a covid-19, ou seja, recebeu as duas doses ou o imunizante de dose única contra a doença.

Fonte: Agência Brasil e G1