Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina para varíola dos macacos pode chegar este ano ao Brasil, diz Opas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Julho de 2022 às 16h51

Link copiado!

 erika8213/envato
erika8213/envato

Nos últimos dias, o número de casos da varíola dos macacos (monkeypox) tem crescido de forma significativa no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Na terça-feira (26), o total chegava a 813. Para acrescentar uma nova possibilidade na estratégia no controle da doença, a pasta negocia a compra de vacinas, através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A expectativa é que as primeiras doses cheguem até o final do ano, mesmo que em quantidade limitada.

Para obter doses da vacina contra a varíola dos macacos, o Brasil se associou a outros países — no total, são 10 nações — para a compra coletiva de doses, diretamente com a farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic. Esta é responsável por produzir a fórmula do imunizante Jynneos.

Continua após a publicidade

Quando o Brasil terá vacinas contra a varíola dos macacos?

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (27), o diretor da Opas, Marcos Espinal, disse que a vacina não deve ser considerada a principal estratégia para o controle dos surtos de varíola dos macacos. Outras medidas, como testes e vigilância de contatos próximos, são de ampla importância.

No momento, Espinal explica que a compra coletiva das vacinas envolve 10 países interessados e outros com algum grau de interesse. "Temos esperança de que teremos vacina ainda este ano, as negociações continuam. (As doses) devem ser limitadas, não em massa, porque há apenas um produtor. Mas vamos tentar assegurar que cheguem neste ano", afirmou o diretor, segundo o jornal O Globo.

"Para os países que chegarem depois, como, por exemplo, [pode ser o caso do] Brasil, vamos poder oferecer ainda neste ano um pequeno quantitativo para aplacar situações emergenciais e depois garantir que recebam, em primeiro lugar, até o segundo trimestre do ano que vem", informou Rolf Sass Sorensen, vice-presidente das relações com investidores da Bavarian Nordic, na última semana.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, no momento, alguns países já imunizam profissionais da saúde, contatos próximos de casos confirmados e grupos de risco contra a varíola dos macacos. São os casos dos Estados Unidos, França e Reino Unido. Além da Jynneos, uma fórmula da Sanofi, a ACM200, é usada para a vacinação por causa da proteção cruzada.

Fonte: O Globo