Publicidade

Vacina da Rússia ainda não está de acordo com a OMS, mas deve chegar em breve

Por| 07 de Agosto de 2020 às 15h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Rússia vem causando polêmica nos últimos dias após afirmar já ter uma vacina potente e 100% eficaz contra a COVID-19, com a previsão de começar as aplicações das doses em outubro deste ano. Agora, foi revelado que autoridades locais começaram a testar a vacina neles mesmos e em integrantes da família, mesmo que ainda não haja a aprovação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, que já está pronto para o início da fase 3 de testes, que acontecerá com professores e médicos. O Gamaleya apresentou um pequeno estudo sobre uma sucinta fase 1 da vacina, com 38 pessoas testadas, mas os resultados nunca chegaram a ser publicados.

A falta de informações públicas sobre essas doses vai contra as normas da OMS, que diz que a vacina do instituto ainda está nas fases iniciais de testagem. Além disso, as normas pedem que qualquer nova vacina precisa passar por três testes diferentes antes da aprovação.

Continua após a publicidade

A primeira irá testar as doses em menos de 100 pessoas, verificando a segurança, e a segunda irá conferir a eficácia. Já a terceira envolve dezenas de milhares de participantes, trazendo mais respostas concretas sobre a eficácia e segurança, o que pode levar meses.

Kirill Dmitriev, executivo-chefe do Fundo de Investimento Direto da Rússia, afirmou que ele próprio já tomou a vacina, além de seus pais, ambos com 74 anos. A OMS garantiu estar ciente de que a vacina russa ainda está entrando na fase 3, mas não concedeu mais informações sobre o andamento. Segundo o executivo, os resultados das fases 1 e 2 dos testes mostraram 100% de efetividade, com todos os 100 participantes gerando uma alta quantidade de anticorpos.

Fonte: Futurism