Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina da Pfizer/BioNTech pode ser eficaz contra variante indiana do coronavirus

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Maio de 2021 às 14h03

Link copiado!

Ali Raza/Pixabay
Ali Raza/Pixabay

Na última quinta-feira (20), Ugur Sahin, presidente-executivo da BioNTech, farmacêutica que desenvolveu uma das vacinas contra Covid-19 em uso no Brasil, anunciou que o imunizante em questão deve ser eficaz contra a nova variante do coronavírus detectada pela primeira vez na Índia, assim como já demonstrou eficácia contra a variante sul-africana.

Segundo comunicado divulgado pela própria empresa, Sahin se sentiu encorajado pelas recentes descobertas de um artigo científico baseado em análises de sangue de indivíduos vacinados, que mostraram que os anticorpos produzidos pela vacina foram capazes de neutralizar a variante em questão.

Continua após a publicidade

Anteriormente, as empresas responsáveis pelo imunizante concluíram 75% de eficácia contra a variante sul-africana. A estimativa é que a eficácia contra a variante indiana seja semelhante. "Até agora, tivemos a chance de testar nossa vacina contra mais de 30 variantes do vírus. Ela se mostrou eficaz contra mutações até agora", afirmou Sahin. "Esperamos que nossa vacina proteja contra infecções em 70% a 75%", estimou o executivo.

A variante indiana, conhecida como B.1.617.2, já se espalhou para pelo menos 26 países. A própria OMS chegou a afirmar que a vacina da Pfizer parece ser capaz de proteger contra variantes.

Vale apontar que a vacina já mostrou uma eficácia de 94%, referente ao total de contaminações sintomáticas, e 92%, referente às ocorrências graves de COVID-19.

Fonte: Reuters