Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina da Johnson & Johnson contra o HIV falha em testes na África

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

A Johnson & Johnson acaba de anunciar que a sua vacina experimental contra o vírus HIV falhou em testes. De acordo com a companhia, o imunizante não gerou proteção suficiente contra a infecção em mulheres jovens da África Subsaariana.

O estudo, que foi batizado de Imbokodo, contou com a participação de 2.600 mulheres em cinco países da região Sul da África, onde 60% das infecções pelo HIV em 2020 foram em meninas e mulheres. A vacina do teste contava com a mesma tecnologia de adenovírus do imunizante da Johnson & Johnson contra a COVID-19, e cada participante recebeu o total de quatro doses: duas oficiais e duas de reforço.

Continua após a publicidade

Os testes mostraram eficácia de apenas 25,2%, de uma meta de 50%, sendo suficiente para que os experimentos com essa vacina não continuem. A empresa diz, no entanto, que vai continuar fazendo testes de segurança e eficácia de outra vacina experimental entre homens homossexuais e transgêneros. Essa pesquisa acontecerá na Europa e nas Américas, e deve chegar ao fim somente em março de 2024.

A AIDS, doença provocada pelo vírus HIV, é completamente tratável, mas também letal. Cerca de 38 milhões de pessoas sofrem com a doença todos os anos, e cerca de 1,5 milhões de indivíduos foram infectados somente no ano passado. Com uma vacina, então, muitos casos poderiam ser evitados, o que motiva os esforços de farmacêuticas na busca por um imunizante eficaz.

Fonte: Reuters