Publicidade

Vacina contra o câncer tem resultados positivos em testes com camundongos

Por| 11 de Setembro de 2018 às 11h46

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Uma nova vacina contra o câncer teve resultados positivos em testes realizados em camundongos.

Desenvolvida com a capacidade de impedir o retorno de células cancerígenas agressivas, a vacina conta com uma molécula chamada Diprovicim, que, segundo os pesquisadores, consegue atrair as células capazes de combater o câncer para os locais com tumor.

De acordo com os cientistas responsáveis pelos testes, a vacina funciona em conjunto com outros tratamentos contra a doença. "Esta coterapia produziu uma resposta completa no tratamento da melanoma, uma das formas mais agressivas do câncer", disse Dale Boger, da Scripps Research.

A vacina ainda é capaz de estimular o sistema imunológico do paciente para a produção dos mesmos efeitos caso as células retornem. "Assim como uma vacina pode treinar o corpo para combater patógenos externos, esta vacina treina o sistema imunológico a perseguir um tumor", conta o pesquisador.

Continua após a publicidade

Os camundongos foram divididos em três grupos, com oito deles recebendo apenas a vacina, outros oito recebendo a vacina com Diprovocim, um composto que ajuda a estimular o tratamento reforçando a imunidade, e mais oito com a vacina mais alúmen, um adjuvante.

Os resultados dos testes mostraram que os camundongos que receberam a combinação da vacina com o Diprovicim obtiveram uma taxa de 100% de sobrevivência em 54 dias. Os ratos que receberam a vacina com o alúmen tiveram apenas 25% de taxa de sobrevivência e os que receberam apenas a vacina concluíram o teste com 0% de chance de sobrevivência.

Segundo os pesquisadores, os próximos passos envolvem a aplicação de testes pré-clínicos adicionais com a vacina e estudos da eficácia da medicação com outros tratamentos contra o câncer.

Fonte: The Next Web