Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuários de drogas usam vestíveis fitness para monitorar aceleração cardíaca

Por| 10 de Julho de 2018 às 23h15

Link copiado!

Usuários de drogas usam vestíveis fitness para monitorar aceleração cardíaca
Usuários de drogas usam vestíveis fitness para monitorar aceleração cardíaca

Dispositivos vestíveis com recursos fitness, como o Apple Watch e o Fitbit, por exemplo, são uma verdadeira "mão na roda" para quando estamos praticando atividades físicas, também sendo úteis no monitoramento de nossa saúde. É que tais aparelhos monitoram coisas como a frequência dos batimentos cardíacos, entre outras, e é justamente por isso que usuários de drogas vêm usando tais vestíveis em uma tentativa considerada irresponsável de acompanhar os efeitos que a droga está causando em seus organismos.

Em grupos de redes sociais e fóruns, como o Reddit, vemos tópicos em que usuários de substâncias como a cocaína compartilham suas experiências com apps de monitoramento cardíaco durante a diversão regada a entorpecentes. A ideia é monitorar o quanto seus corações estão acelerando a cada nova dose da droga, tentando garantir que o órgão não está batendo muito mais rápido do que o esperado para uma situação do tipo.

Contudo, monitores cardíacos virtuais podem passar uma falsa sensação de segurança, de acordo com o cardiologista Ethan Weiss, da Universidade da Califórnia. Ele explica que esses apps podem levar as pessoas a usar uma quantidade ainda maior de drogas, confiando que seus corações estão batendo dentro de um ritmo aceitável, quando, na verdade, a pressão sanguínea também é afetada pelo uso de cocaína — e a maioria dos vestíveis fitness não monitora a pressão sanguínea do usuário.

Ainda, os monitores cardíacos virtuais não são 100% seguros, uma vez que estudos recentes descobriram que eles podem ser menos precisos do que uma cinta de peito padrão. O uso da cocaína pode levar a overdoses, sendo que esta droga em específico é a causa de mais de 5 mil mortes por overdose ao ano nos EUA, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas. Essas mortes são relacionadas a ataques cardíacos, sim, mas também a derrames e anginas, além de outras complicações que não podem ser evitadas com um monitor cardíaco embutido em um Apple Watch ou Fitbit.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC