Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso excessivo do ar-condicionado pode engordar, sugere cientista

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Julho de 2022 às 16h09

Link copiado!

Ashkan Forouzani/Unsplash
Ashkan Forouzani/Unsplash

Os hábitos e comportamentos humanos estão diretamente ligados ao ganho (ou perda) de peso. Inclusive, o uso excessivo de ar-condicionado pode ser um elemento a mais na equação que pode determinar o risco de uma pessoa engordar, segundo o químico e pesquisador Javier Sánchez Perona, do Instituto de la Grasa, na Espanha.

Apesar das fortes evidências que relacionam temperaturas elevadas e a menor vontade de comer, a questão do ar-condicionado ainda é uma hipótese. Em outras palavras, não existem estudos que comprovem esta ligação e, por enquanto, o tema é defendido pela lógica e outras pesquisas similares.

Continua após a publicidade

"Não encontrei nenhum estudo que demonstre especificamente uma relação de causa e efeito entre o aumento do uso de ar condicionado e o aumento da obesidade, provavelmente, porque não foi feito. O que está cientificamente comprovado é a relação entre temperatura e apetite. Quanto mais alta a temperatura, menos apetite. Portanto, parece óbvio que, se vivermos e comermos com ar condicionado, comeremos mais e engordaremos", defende o cientista Perona, em seu blogMalnutridos.

Comer aumenta a temperatura do corpo

No processo de comer e digerir alimentos, o corpo consegue aumentar sua temperatura. Este processo é intensificado em locais que são mais frios, independente da causa da menor temperatura — o uso do ar-condicionado ou uma estação mais fria do ano. É o que explica a médica da Universidade de Valladolid e especialista em nutrição, María José Castro, para o jornal El País.

"O corpo em repouso tem um certo gasto energético, o que chamamos de taxa energética basal. E os seres humanos são homeotérmicos: isso significa que temos a capacidade de regular nosso metabolismo para manter uma temperatura corporal constante, independentemente da temperatura do ambiente. E o que o corpo usa para produzir essa energia que o mantém em temperatura constante é a comida", detalha a médica sobre o processo.

Continua após a publicidade

Estudos já confirmaram esta relação

Aqui, vale destacar que a relação direta entre a temperatura e o apetite já foi comprovada a partir de alguns estudos científicos. Por exemplo, em 1963, uma pesquisa, publicada na revista Journal of Comparative and Physiological Psychology, observou a ligação em roedores.

Durante o experimento, os animais foram expostos a diferentes temperaturas para entender como essa variável afetava seu apetite e sua vontade por comida. Quando a temperatura estava em 35°C, os roedores comiam apenas 10% do que haviam consumido a 24°C. Agora, em 40°C, eles simplesmente paravam de comer.

Continua após a publicidade

Em 2015, um outro estudo verificou esta relação, mas em humanos. Publicada na revista científica Frontiers in Nutrition, a pesquisa observou que os voluntários ingeriram 85,9 kcal a menos do alimento para cada grau aumentado da temperatura ambiente. Em outras palavras, o calor ajuda a reduzir a vontade por alimentação.

Dessa forma, o cientista Perona concluí, ainda que de forma provisória, que "o ar condicionado engorda, porque o frio nos deixa com mais fome". No entanto, ele assume que estas respostas ainda devem ser melhor estudadas e compreendidas.

Fonte: Malnutridos, El País, Frontiers in Nutrition e Journal of Comparative and Physiological Psychology