Uso diário de cannabis pode elevar risco de câncer de cabeça e pescoço
Por Nathan Vieira |

Um estudo publicado na JAMA Otolaryngology — Head & Neck Surgery sugere que o uso diário de cannabis pode aumentar até cinco vezes o risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. A teoria dos pesquisadores é que isso ocorre por causa do efeito prejudicial da fumaça.
O câncer de cabeça e pescoço inclui vários tipos, incluindo boca, faringe, laringe, orofaringe (língua, amígdalas e parede posterior da garganta) e glândulas salivares.
Segundo o estudo, as pessoas com transtorno de uso de cannabis tinham taxas mais altas de todos os tipos de câncer de cabeça e pescoço.
Os pesquisadores mencionam que a cannabis não tem um filtro (como é o caso do cigarro), e a inalação é mais profunda em comparação ao tabaco.
Outro fator que pode contribuir é que a cannabis queima em uma temperatura mais alta do que o tabaco, aumentando o risco de inflamação causadora de câncer.
"A associação potencial mais clara entre os dois [cannabis e câncer] está nas vias inflamatórias que são desencadeadas pela fumaça de cannabis, já que fumar é o método mais comum de consumo de cannabis. Comparado com fumar tabaco, fumar cannabis pode ser ainda mais pró-inflamatório", afirma o estudo.
Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores compilaram 20 anos de dados por meio de uma rede de pesquisa em saúde de 64 organizações de assistência médica que representavam mais de 90 milhões de indivíduos. Além disso, os responsáveis pelo estudo rastrearam casos de câncer de um a cinco anos de uso de cannabis.
Cannabis e câncer
Segundo um estudo da Clinical Cancer Research, a principal substância psicoativa da cannabis pode acelerar o crescimento de tumores em pacientes que já apresentam essas neoformações na cabeça e no pescoço.
No entanto, a cannabis medicinal (e aqui a gente está falando de uma versão em que não há essa substância psicoativa, mais conhecida como THC) pode ser uma grande aliada no combate ao câncer.
Para se ter uma noção, o extrato de cannabis pode ajudar a reduzir dores relacionadas ao câncer. Além disso, o óleo também pode ajudar a combater câncer de pele.