Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

UE aprova o uso da vacina de dose única da Johnson & Johnson

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Março de 2021 às 18h20

Link copiado!

Jubjang/Rawpixel
Jubjang/Rawpixel

A União Europeia autorizou, nesta quinta-feira (11), o uso da vacina da Johnson & Johnson, de apenas uma dose, contra a COVID-19. Além de exigir apenas uma aplicação, as doses podem ser armazenadas em refrigeradores em temperaturas de 2 °C a 8 °C, o que facilita na hora do transporte e torna o processo mais barato.

Com a autorização da aplicação das vacinas da Johnson & Johnson, o imunizante se torna o quarto aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Antes dele vieram as vacinas da Pfizer com a BioNTech, da Moderna e a da AstraZeneca com a Universidade de Oxford.

Continua após a publicidade

Ainda que a nova vacina aprovada seja mais fácil de distribuir e conte com apenas uma dose, ela é um pouco menos eficaz em comparação com as outras na hora de evitar uma contaminação pelo coronavírus. Isso não significa, no entanto, que ela não seja uma aliada no combate à pandemia, uma vez que os testes clínicos feitos nos Estados Unidos mostraram uma eficácia de 72% de proteção contra versões moderadas e severas da COVID-19. A fim de comparação, as vacinas da Pfizer e da Moderna trazem eficácia de cerca de 95%.

Em outubro do ano passado, a União Europeia já havia encomendado 200 milhões das doses da Johnson & Johnson, deixando o contrato aberto para a aquisição de outras 200 milhões caso necessário. Porém, na última quarta-feira (10), a UE afirmou que a compra de insumos pode ser mais demorada do que o esperado.

De acordo com um porta-voz da UE em declaração à Reuters, a companhia vem enfrentando problemas na produção de insumos, o que pode prejudicar a entrega de 55 milhões de doses da vacina no segundo trimestre deste ano. Nos Estados Unidos, a empresa negociou com o governo o fornecimento de 100 milhões de doses até o fim do mês de junho, com o presidente Joe Biden anunciando o plano de comprar mais 100 milhões de doses adicionais.

Fonte: CNBC