Publicidade

Trend do doce de leite na Air fryer pode gerar um desastre

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Fevereiro de 2024 às 15h02

Link copiado!

 Matt Diosdado/Unsplash
Matt Diosdado/Unsplash

Ao rolar o feed de suas redes sociais, talvez tenha se deparado com a nova trend culinária, que envolve fazer doce de leite na air fryer — a queridinha da cozinha moderna. Usuários têm compartilhado suas experiências, e algumas delas são desastrosas. A verdade é que muitos ainda não têm a noção do perigo que é aderir a essa prática.

De vez em quando, a internet está muito quieta e surge uma trend potencialmente perigosa, apenas para preocupar os especialistas. Foi assim com o desafio do cotonete e com o desafio do desodorante, mas até misturar Bórax com água e beber os internautas já fizeram.

Dessa vez, a trend parece um pouco mais inofensiva: colocar a lata de leite condensado na Air fryer para transformar em doce de leite ou caramelo. 

Continua após a publicidade

Trend do doce de leite na Air Fryer

Os passos apresentados no vídeo são bem simples. A pessoa apenas tira o plástico que envolve a lata por fora, depois a embrulha com papel alumínio e então coloca o item na air fryer por aproximadamente 30 minutos:

No vídeo, a criadora de conteúdo diz que esperou esfriar por completo para retirar o papel alumínio e abrir a lata e ainda elogia a praticidade da receita: "Quer receita mais fácil que essa na vida? Não precisa nem de gás para você fazer um doce de leite maravilhoso". 

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mas nem todos que seguiram a trend tiveram a mesma sorte. O influenciador Dario Centurione, que reage e testa receitas na página Almanaque SOS, decidiu tirar a prova e compartilhou o resultado: a lata destruída e o interior da air fryer todo tomado pelo leite condensado cozido:

Nas próprias redes sociais, alguns criadores de conteúdo aproveitaram o espaço para alertar o público de que não é seguro fazer esse tipo de receita, como a YouTuber norte-americana Candice Jarrett. "Não cozinhe leite condensado dentro da lata em air fryer ou panela de pressão. Não só existe o risco de explosão, mas também os produtos químicos nocivos da lata e do revestimento podem entrar nos alimentos", alerta:

Continua após a publicidade

Nunca cozinhe alimentos na lata

É necessário ficar atento com a liberação de produtos químicos nocivos da lata e do revestimento plástico nos alimentos. 

Latas feitas de estanho, alumínio, aço e outros metais podem liberar toxinas como cromo e níquel quando aquecidas. O revestimento interno dos alimentos enlatados pode penetrar a comida, uma vez aquecido.

Muitas latas são revestidas com uma substância que contém bisfenol A, mais conhecido como BPA. É um produto químico industrial utilizado para proteger o conteúdo, evitando que o alimento entre em contato direto com o recipiente metálico. O material pode afetar o comportamento dos hormônios, e altos níveis de exposição aumentam o risco de câncer de mama e de alguns distúrbios metabólicos.

Continua após a publicidade

Risco de explosão

Mas o principal estrago ao cozinhar alimentos na lata (e isso vale não apenas para Air Fryer, mas também para a panela de pressão) é de explosão. Quando a lata é fechada, o conteúdo não tem espaço suficiente para se expandir com o calor, e é isso que pode causar uma explosão. Para evitar um desastre, evite essa prática!

Fonte: EatingWell, Air Fry Anytime, MedicineNet, Healthline