Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok: trend do doce com nitrogênio líquido deixa crianças feridas na Indonésia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Janeiro de 2023 às 16h15

Link copiado!

 stockfilmstudio/envato
stockfilmstudio/envato

Já nos deparamos com vários perigos à saúde nos virais do TikTok, como o desafio do cotonete. Recentemente, um doce feito com nitrogênio líquido chamou a atenção entre os usuários da Indonésia e acabou deixando mais de 20 crianças feridas. Tendo em mente o estrago, o governo precisou se posicionar, alertando a respeito dos perigos da substância em alimentos.

Nos vídeos, o doce de rua infundido em nitrogênio líquido ganha o apelido de “respiração do dragão”, já que ao ser ingerido, libera vapor no nariz e na boca. Originalmente, a sobremesa é chamada de chiki ngebul.

No entanto, os especialistas alertam que, se a sobremesa for consumida antes que o nitrogênio líquido tenha evaporado, pode causar queimaduras, dificuldades respiratórias e perfurações intestinais. Além disso, nos casos mais graves, pode levar até mesmo à morte.

Continua após a publicidade

Nesse caso, nenhuma morte foi relatada, mas o ministério da saúde da Indonésia disse que cerca de 25 crianças foram afetadas, e duas chegaram a ser hospitalizadas. A estimativa das autoridades, porém, é que o número de crianças afetadas deve ser muito maior.

A reação do ministério foi pedir às agências de saúde locais que supervisionassem os restaurantes que usam nitrogênio líquido, informando sobre como os consumidores podem aproveitá-lo com segurança. Enquanto isso, os ambulantes estão desaconselhados a vender alimentos com a substância. As escolas locais também devem alertar as crianças sobre os perigos.

Para que serve o nitrogênio líquido?

Continua após a publicidade

O nitrogênio líquido é produzido por meio de um método de destilação fracionada, e conhecido por sua capacidade de manter a temperatura muito abaixo do ponto de congelamento da água. É muito utilizado para diversos fins, como criogenia ou criopreservação de sangue, células reprodutivas e demais amostras e materiais biológicos, congelamento e transporte de produtos alimentícios, crioterapia (onde se faz a remoção de lesões da pele), etc. Mas, como vimos, pode ter um potencial perigoso, e deve ser manuseado com extremo cuidado.

Fonte: The Guardian, Science Direct