Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terapia pode salvar vida de bebês que nasceram sem sistema imunológico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Dezembro de 2021 às 17h55

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Alguns bebês nascem sem sistema imunológico, uma condição rara chamada atimia congênita, que se resume na falta de timo, glândula responsável pela produção de células essenciais no combate a infecções, e que pode causar óbito precoce. Uma nova terapia desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Duke University (EUA) pode ser uma alternativa para salvar a vida dessas crianças e garantir-lhes longevidade.

A terapia foi desenvolvida com base na utilização de um tecido do timo, implantado então em um músculo da criança. Os cientistas aprimoraram o procedimento, até chegar a um tecido geneticamente modificado.

Do primeiro passo dado pelo estudo até aqui, foram nada menos que 25 anos, com direito à participação de 105 pacientes. O tratamento foi eficaz em 91 participantes, nos quais foi capaz de estabelecer totalmente seu sistema imunológico. No entanto, 21 não resistiram.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, a reconstituição imunológica suficiente para prevenir infecções e sustentar a sobrevivência normalmente ocorre de 6 a 12 meses após a administração do tratamento. O artigo também menciona que alguns pacientes desenvolveram alopecia (uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo), hepatite autoimune ou artrite crônica, mas no geral, as taxas de infecções e manifestações de doenças autoimunes diminuíram após um ano de tratamento.

A tecnologia já foi comprada por uma empresa chamada Enzyvant Therapeutics, e atualmente se encontra sob avaliação da Food and Drug Administration (FDA), a agência de saúde dos EUA.

Fonte: Science Direct