Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bebês choram dentro do útero?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Novembro de 2021 às 12h40

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Quando os autores por trás de um aritgo publicado na revista científica Archives of Disease in Childhood perceberam que um feto de 33 semanas tinha expressões faciais parecidas com as de um choro, uma questão veio à tona: será que os bebês conseguem chorar ainda dentro do útero?

Basicamente: não, os bebês não conseguem. Isso porque a bolsa amniótica (a estrutura membranosa que envolve os embriões) é cheia de líquido, e os fetos simplesmente não conseguem respirar fundo, encher os pulmões e vibrar o ar através das cordas vocais para produzir o choro, que só vem depois que o bebê nasce.

De qualquer forma, outros estudos analisaram os fetos no útero e notaram que essas expressões faciais se desenvolvem em torno de 24 a 35 semanas, e sua complexidade aumenta com o passar da gestação. No entanto, os movimentos são sutis demais para serem sentidos pela mãe. A aposta dos especialistas é que o fato pratica os movimentos faciais do choro antes do nascimento, preparando-o para se tornar funcional para quando respirar pela primeira vez fora do útero.

Continua após a publicidade

Os estudos não conseguiram responder se, em meio a essas expressões faciais, o bebê está tentando vibrar as cordas vocais, ou se essas expressões estão de alguma forma relacionadas a dor/desconforto. Já no que diz respeito ao choro e ao sorriso intencionais, justamente para manifestar uma emoção, os especialistas afirmam que só se aprende por meio da interação com outras pessoas.

Fonte:  Archives of Disease in ChildhoodPLOS One via Live Science