Publicidade

Ter um cachorro muda a vida para melhor, mas há um porém

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Johann/Pexels
Johann/Pexels

Quais são os prós e contras de ter um cachorro? Essa é a questão que serve de ponto de partida para um estudo da Eötvös Loránd University, publicado na última terça-feira (21).

No novo estudo, os tutores de cães descreveram os maiores benefícios e desafios de ter um cão. Funcionou assim: os pesquisadores primeiro pediram que os participantes classificassem uma lista de 33 afirmações neutras relacionadas a cães de estimação em uma escala de -3 (grande desvantagem) a +3 (grande vantagem).

Depois, eles precisaram descrever com suas próprias palavras quais eram, para eles, o maior custo e o maior benefício de ter um cachorro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os participantes concordaram que os cães alegram a vida das pessoas (2,78 em média), e colocaram como o aspecto mais negativo a curta expectativa de vida canina (-1,67 em média).

O resultado, com as avaliações, é que ter um cachorro é muito mais positivo que negativo. A média das avaliações mostrou um ponto positivo mais alto (2,06) do que as declarações negativas (-0,66).

Prós e contras de se ter um cachorro

Mais de 60% dos donos de cães mencionaram que o maior benefício dos cães de estimação era o relacionamento significativo desenvolvido com eles. Os cães também foram descritos como "parceiros sociais honestos, dedicados e solidários".

Os benefícios da vida diária foram o segundo tema mais frequentemente citado (31%), ou seja: segundo os participantes, os cães melhoram o estilo de vida.

"A tendência crescente de ter um cão é frequentemente associada aos seus benefícios percebidos para o bem-estar físico e mental humano. No entanto, as exigências psicológicas e práticas de cuidar de um cão podem impactar significativamente a qualidade de vida do dono e o sucesso a longo prazo do relacionamento cão-dono", diz o estudo, que pode ser visto na Scientific Reports.

E qual é o porém?

Continua após a publicidade

Apesar das alegrias, há um porém: o custo. "Em relação aos custos, 95% dos entrevistados identificaram despesas financeiras, principalmente relacionadas à saúde, como a desvantagem mais significativa, e apenas 4%–5% mencionaram encargos emocionais ou práticos", finaliza o artigo. 

Atualmente, os autores conduzem um novo estudo para aprofundar a compreensão das vantagens e desvantagens de ter um cachorro. Tutores de cachorros em todo o mundo são convidados a responder a um questionário.

Cães fazem bem para a saúde

Evidências científicas já sugerem que a companhia dos cães pode ter benefícios contra depressão e ansiedade. Estudos mostraram que as pessoas apresentam níveis menores de ansiedade e depressão depois de um ano de adoção de um animal, e também se sentem menos solitárias.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | TAGS PARA ENCONTRAR SEU PET

Continua após a publicidade

Fonte: Department of Ethology