Temos uma data! Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Por Fidel Forato | 14 de Janeiro de 2021 às 14h11
CDC/ Unsplash

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a imunização contra a COVID-19 será iniciada na próxima quarta-feira (20), às 10h. A afirmação foi feita durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Ainda na reunião com os prefeitos, o ministro Pazuello explicou que o país espera contar, inicialmente, com oito milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 ainda em janeiro. Para isso, devem estar disponíveis duas milhões de doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca —  vindas da Índia —, além de seis milhões de doses da CoronaVac, já disponíveis no Brasil.

Vacinação contra a COVID-19 deve começar na próxima quarta-feira (20) no Brasil (Imagem: Reprodução/ CDC/ Unsplash)

Vale comentar que esta data já foi apontada pelo ministro da Saúde, anteriormente, como sendo o cenário “mais otimista” para iniciar a imunização contra a COVID-19 no país. Antes disso, no entanto, será necessário que cheguem as doses da vacina de Oxford, importadas da Índia, e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize o uso emergencial de imunizantes contra o coronavírus no país. Este último ponto deve ser definido no domingo (17), quando haverá reunião entre a diretoria da agência reguladora.

Além do início da vacinação nacional contra o coronavírus, o Ministério da Saúde também planeja um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, na próxima terça-feira (19). Na ocasião que antecederá em um dia a vacinação em massa, um idoso e um profissional da saúde devem ser imunizados pela primeira vez no Brasil contra a COVID-19. Entretanto, ainda não há confirmação oficial da cerimônia.

Fonte: Estadão  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.