Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tem gente pingando solução de autoteste de covid no olho, e isso é MUITO errado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Março de 2022 às 18h30

Link copiado!

PolonioVideo/Envato Elements
PolonioVideo/Envato Elements

Nos Estados Unidos, a agência federal Food and Drug Administration (FDA) alertou, nesta sexta-feira (18), sobre os riscos de acidentes domésticos por causa do uso inadequado de autotestes da covid-19. A maioria dos problemas está relacionada com a desatenção na hora de coletar ou manusear as amostras e os componentes do kit, como pingar a solução nos olhos — mesmo que aquilo não seja nenhum tipo de colírio.

"Existe risco potencial de dano se os testes caseiros da covid-19, autorizados pela FDA, não forem usados ​​​​de acordo com as instruções do fabricante", afirma a nota. Além disso, a agência reforça que os kits de autotestes devem ser mantidos "fora do alcance de crianças e de animais de estimação".

Continua após a publicidade

Para evitar problemas e acidentes domésticos, o principal conselho da FDA é "armazenar o autoteste da covid-19 em sua caixa até que [você] esteja pronto para usá-lo". Os usuários também devem manter "a solução líquida longe da pele, nariz, boca e olhos". Em hipótese nenhuma, deve ser engolida.

Vale explicar que a solução do autoteste inclui ingredientes químicos potencialmente nocivos, como azida de sódio. De forma geral, essas substâncias atuam para que o teste funcione adequadamente ou são conservantes. No entanto, "os produtos químicos do teste podem causar irritação ou serem tóxicos se entrarem em contato com a pele, nariz ou olhos ou se forem ingeridos", reforça a FDA.

Acidentes com autotestes da covid

De acordo com a FDA, foram identificados três tipos de acidentes mais comuns com os autotestes da covid-19:

Continua após a publicidade
  • Confusão entre os frascos da solução do exame da covid com colírios. Neste caso, produtos químicos entram em contato com os olhos e isto pode ser perigoso;
  • Pessoas colocaram o swab (cotonete) em contato com a solução e, em seguida, coletaram a amostra, seja do nariz ou da boca. Há risco, já que essas substâncias não são seguras para o organismo. Por isso, o correto é sempre coletar a amostra primeiro;
  • Sem a supervisão dos responsáveis, crianças colocaram as peças do kit do autoteste na boca e, em alguns casos, também engoliram as soluções.

Diante dos casos relatados e do potencial risco, "a FDA continuará monitorando de perto as questões de segurança em torno dos autotestes da covid-19 e está comprometida em proteger a saúde pública e garantir o uso seguro desses testes". Em caso de acidente, deve-se procurar orientação médica.

Fonte: FDA