Taylor Swift: nova espécie de piolho-de-cobra recebe nome em homenagem à cantora

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Abril de 2022 às 15h20

Netflix

A cantora e compositora norte-americana Taylor Swift acaba de receber uma homenagem um tanto quanto curiosa: uma nova espécie de milípede — invertebrados popularmente conhecidos como piolho-de-cobra — é nomeada em homenagem à artista. A espécie passa a ser conhecida com o nome de Nannaria swiftae.

Publicado na plataforma ZooKeys, o estudo que detalha a descoberta do piolho-de-cobra em homenagem a Swift foi desenvolvido por pesquisadores do centro de pesquisa Virginia Tech, nos Estados Unidos. A pesquisa foi liderada pelo cientista Derek Hennen.

Conheça a nova espécie

Milípedes recebem este nome por causa da grande quantidade de "pés" que possuem e o termo pode ser traduzido como "mil-pés". No caso da espécie Nannaria swiftae, o invertebrado vive na cordilheira dos Apalaches, nos EUA.

O recém-descrito milípede que homenageia Taylor Swift mede entre 18 e 38 mm de comprimento. O corpo tem a cor marrom caramelo, com as extremidades mais claras, e as patas brancas. Os machos da espécie possuem garras pequenas, torcidas e achatadas nas patas anteriores.

Na natureza, a principal função da espécie é a de decompositor. Mais especificamente, eles decompõem a camada de material orgânico ou em decomposição que está na superfície do solo de uma floresta, a serrapilheira. Com isso, liberaram nutrientes para todo o ecossistema. De forma geral, tendem a permanecer no solo e, às vezes, estão completamente abaixo da superfície.

Por isso, pesquisas do tipo costumam ser difíceis, já que o invertebrado nem sempre é facilmente encontrado. Além do tipo de piolho-de-cobra que faz referência à cantora, a equipe de pesquisa encontrou outras 17 novas espécies.

Por que Taylor Swift?

O principal autor do estudo, Derek Hennen é fã da cantora, e aí está a razão da homenagem. Isso significa que o nome não está ligado a nenhuma característica da nova espécie, como os aspectos físicos ou comportamentais.

“A música dela me ajudou a superar os altos e baixos da pós-graduação, então nomear uma nova espécie de milípede em homenagem a ela é minha maneira de agradecer”, detalha Hennen, em comunicado.

Além da cantora, Hennen nomeou outra espécie, descoberta no mesmo estudo, em homenagem a sua esposa: a Nannaria marianae. Gestos como este costumam ser bastante comuns no mundo científico e até personagens do universo dos games, como o ouriço Sonic, já receberam homenagens do tipo. No Brasil, por exemplo, Sheldon Cooper, protagonista do seriado The Big Bang Theory, recebeu uma homenagem indireta após um biólogo mineiro nomear uma nova espécie de abelha de Euglossa bazinga. No seriado, Sheldon sempre diz "Bazinga!" quando faz uma brincadeira para enganar alguém.

Fonte: ZooKeys e Pensoft