Surto de infecções por bactérias carnívoras atinge Flórida após enchentes
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
A população do condado de Lee, na Flórida (EUA) se deparou com um preocupante aumento nos casos de infecções por Vibrio vulnificus — uma bactéria carnívora que habita as águas paradas de enchentes — após o furacão Ian. De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, o estado registrou 65 casos e 11 mortes.
- Vírus gigantes que combatem bactérias têm um núcleo muito parecido com o nosso
- Molécula recém-descoberta combate mais de 300 tipos de bactérias resistentes
O furacão atingiu o condado em 28 de setembro, como uma tempestade de categoria 4, e já é responsável por 45% dessas infecções e mortes.
"O Departamento de Saúde da Flórida no condado de Lee está observando um aumento anormal nos casos de infecções por Vibrio vulnificus como resultado da exposição às enchentes e à água parada após o furacão Ian. Os vazamentos de esgoto, como os causados pelo furacão Ian, podem aumentar os níveis de bactérias", alerta um comunicado feito pelo órgão.
"À medida que a situação pós-tempestade evolui, as pessoas devem tomar precauções contra infecções e doenças causadas pela Vibrio vulnificus", acrescenta o porta-voz do departamento de saúde, que ainda pede aos moradores que "estejam sempre cientes dos riscos potenciais associados ao expor feridas abertas, cortes ou arranhões na pele à água quente salobra ou salgada".
Bactérias "carnívoras"
A bactéria Vibrio vulnificus consegue invadir e destruir tecidos moles, além de causar uma infeção conhecida por fascite necrosante. A consequência se espalha rapidamente, responsável por destruir progressivamente o tecido subcutâneo.
Conforme apontam os especialistas, os principais sintomas da infecção por essa bactéria envolvem tremores, náuseas, febre alta e lesões cutâneas. A evolução das infecções resulta em diarreia, vômitos, manchas e bolhas na pele.
Fonte: NPR, Florida Health, CNN