Sono na escola? Ciência prova por que aulas deveriam começar mais tarde
Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Janeiro de 2022 às 09h40
Após analisar o sono de adolescentes ao longo da pandemia, cientistas suíços sugerem que a escola deveria dar início às atividades pelo menos 75 minutos mais tarde. Suas descobertas foram relatadas em um estudo publicado na última quarta-feira (5) no JAMA Network Open.
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O estudo conduzido pela Universidade de Zurique (Suíça) aponta que o público adolescente dormiu 75 minutos a mais durante o início da pandemia de covid-19, por conta da ascensão das aulas virtuais. Segundo o artigo, esse sono mais caprichado rendeu mais qualidade de vida, e o consumo de álcool e cafeína diminuiu nesse período.
Para chegar a essa conclusão, o grupo de cientistas realizou uma pesquisa online com mais de 3.600 estudantes do ensino médio da região de Zurique. No formulário, havia perguntas sobre os hábitos de sono e outras características comportamentais. Os resultados foram comparados com uma pesquisa realizada em 2017 com mais de 5.300 alunos.
Comparando os dois grupos, os cientistas notaram que os adolescentes que acordaram mais tarde por conta da pandemia tiveram melhorias em determinados aspectos da saúde e do comportamento. Por outro lado, esse grupo se mostrou mais solitário e triste, fatores que podem ser associados aos impactos negativos do isolamento.
"Nossas descobertas indicam o benefício de começar a escola mais tarde pela manhã, para que os jovens possam dormir mais. O fechamento das escolas permitiu que os alunos alinhassem melhor seus horários de sono", defendem os pesquisadores.
Fonte: JAMA Network Open