Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonecas frequentes sugerem risco de hipertensão e AVC, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Julho de 2022 às 17h43

Link copiado!

Shane/Unsplash
Shane/Unsplash

Sonecas frequentes estão associadas a um risco 12% maior de desenvolver hipertensão e 24% maior de ter um acidente vascular cerebral (AVC). As informações vêm de um estudo conduzido pela American Heart Association e publicado na revista Hypertension.

Os pesquisadores usaram informações do UK Biobank, um grande banco de dados do Reino Unido que oferece informações sobre genética, estilo de vida e saúde. Ao todo, 360 mil pessoas foram analisadas, e então divididas em grupos com base na frequência de suas sonecas: “nunca/raramente”, “às vezes” ou “frequentente”.

Com a análise, foi possível perceber que os mais adeptos às sonecas eram homens, fumantes, alcoólatras ou pessoas com problemas de insônia. Os participantes com menos de 60 anos e hábitos de soneca frequente apresentaram um risco 20% maior de desenvolver pressão alta em comparação com pessoas da mesma idade que nunca cochilam.

Continua após a publicidade

Já no que diz respeito aos participantes com mais de 60 anos, o cochilo habitual foi associado a um risco 10% maior de pressão alta.

Os pesquisadores argumentam que, embora tirar uma soneca em si não seja prejudicial, muitas pessoas aderem a esse hábito por causa de uma má qualidade no sono. Com isso, dormir mal à noite está associado a problemas de saúde, e cochilos não são suficientes para compensar.

Os próprios envolvidos reconhecem que o estudo reforça outras descobertas de estudos que indicam que tirar mais sonecas reflete o aumento do risco de problemas cardíacos, e recomendam um estudo mais aprofundado das associações entre um padrão de sono saudável, incluindo cochilos diurnos, e a saúde do coração.

Continua após a publicidade

O estudo também tem várias limitações importantes a serem consideradas, já que não se sabe se a duração das sonecas afeta a hipertensão ou os riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, a frequência de cochilos não foi medida, e sim relatada pelos próprios participantes.

Fonte: Hypertension via American Heart Association