Publicidade

Síndrome grave causada pela covid pode atingir crianças não-vacinadas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Fevereiro de 2022 às 13h28

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

O número de casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) — um quadro clínico grave associado à covid-19 em crianças — aumentou no Brasil. O cenário é ligado ao avanço da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2, mas o risco pode ser reduzido com a vacinação infantil.

Para o diretor médico do Instituto Butantan, Wellington Briques, a vacinação contra a covid-19 é a forma mais eficaz de frear o aumento de casos da síndrome. "A única forma de diminuir drasticamente o risco da SIM-P é vacinando as crianças contra a covid-19 o mais rápido possível”, afirma Briques, em nota.

Continua após a publicidade

“O risco de uma reação adversa relacionada à vacina é infinitamente menor do que o risco de uma complicação grave como essa síndrome”, lembra o especialista. No país, crianças com mais de 5 anos já podem ser imunizadas contra a covid-19.

Aumento de casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Desde o início da pandemia da covid-19, o Brasil já registrou oficialmente mais de 1.500 casos da SIM-P que em bebês, crianças e adolescentes de até 19 anos. Complicações da doença desencadearam a morte de 6,2% dos infectados (93 óbitos).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o maior número de infecções ocorreu em crianças de um a quatro anos. Observando apenas os óbitos da SIM-P, a maior parte foi na faixa etária de cinco a nove anos.

Continua após a publicidade

Atualmente, "hospitais pediátricos que tinham casos esporádicos, um a cada dois meses, agora acabam apresentando de um a três casos por semana", afirma o médico Briques.

Quais os sintomas da síndrome em crianças?

Vale explicar que SIM-P é causada por uma resposta inflamatória exagerada do organismo à infecção. Esta resposta tende a ocorrer de forma tardia, de duas a quatro semanas após a infecção pelo SARS-CoV-2. As vias respiratórias e os pulmões costumam ser os principais alvos da condição.

“A inflamação, que é um mecanismo de proteção, passa a ser um mecanismo de agressão. Na SIM-P ocorre uma alteração das interleucinas, que são moléculas mediadoras da resposta inflamatória: as moléculas anti-inflamatórias são reduzidas e as inflamatórias aumentam de forma descontrolada. Com isso, fica muito difícil para o corpo responder à agressão do vírus”, detalha Briques.

Continua após a publicidade

De acordo com o especialista, os principais sintomas e sinais da doença são:

  • Febre persistente por mais de três dias (mínimo de 38 °C);
  • Dificuldade para respirar;
  • Sintomas gastrointestinais;
  • Conjuntivite bilateral que não é purulenta;
  • Sinais de inflamação mucocutânea;
  • Problemas cardiovasculares, como miocardite e hipotensão.

Em casos mais graves, o paciente pode apresentar choque cardiogênico, o que pode ser mortal para alguns indivíduos por causa da falência de múltiplos órgãos. Diante desses riscos, especialistas reforçam a importância da vacinação infantil contra a covid-19.

Fonte: Instituto Butantan