Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sinais de demência podem ser detectados até nove anos antes de um diagnóstico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Outubro de 2022 às 11h57

Link copiado!

Aew/Rawpixel
Aew/Rawpixel

Pesquisadores de Cambridge descobriram que os sinais de demência podem aparecer até nove anos antes de um diagnóstico. As informações foram publicadas na Alzheimer & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados do Biobank do Reino Unido. Além de coletar informações sobre diagnósticos de saúde e doenças, o grupo também coletou dados de uma série de testes, incluindo resolução de problemas, memória, tempos de reação e força de preensão, bem como dados sobre perda e ganho de peso e número de quedas.

Isso permitiu que os pesquisadores vissem se algum sinal estava presente na linha de base, quando as medições foram coletadas pela primeira vez entre cinco e nove anos antes do diagnóstico. As pessoas que desenvolveram demência tiveram uma pontuação mais baixa em comparação com indivíduos saudáveis ​​nas tarefas de resolução de problemas.

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, esse pacientes com demência também eram mais propensos do que os adultos saudáveis ​​a ter uma queda nos 12 meses anteriores. “As pessoas não devem se preocupar indevidamente se, por exemplo, não forem boas em lembrar números. Mesmo alguns indivíduos saudáveis ​​irão naturalmente pontuar melhor ou pior do que seus pares. Mas nós encorajamos qualquer pessoa que tenha alguma preocupação ou perceba que sua memória ou lembrança está piorando a falar com seu médico",conclui o estudo.

A demência apresenta três características principais: prejuízo da memória, problemas de comportamento e perda das habilidades. Os sintomas iniciais variam, mas a perda de memória em curto prazo costuma ser a principal a ser trazida à atenção do médico na primeira consulta.

Outros sinais de demência incluem dificuldades de executar tarefas domésticas, problema com o vocabulário, desorientação no tempo e espaço, incapacidade de julgar situações, problemas com o raciocínio abstrato, colocar objetos em lugares equivocados, alterações de humor de comportamento e alterações de personalidade.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian, Secretaria da Saúde