Publicidade

Sinais de demência podem ser detectados até nove anos antes de um diagnóstico

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Aew/Rawpixel
Aew/Rawpixel

Pesquisadores de Cambridge descobriram que os sinais de demência podem aparecer até nove anos antes de um diagnóstico. As informações foram publicadas na Alzheimer & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados do Biobank do Reino Unido. Além de coletar informações sobre diagnósticos de saúde e doenças, o grupo também coletou dados de uma série de testes, incluindo resolução de problemas, memória, tempos de reação e força de preensão, bem como dados sobre perda e ganho de peso e número de quedas.

Isso permitiu que os pesquisadores vissem se algum sinal estava presente na linha de base, quando as medições foram coletadas pela primeira vez entre cinco e nove anos antes do diagnóstico. As pessoas que desenvolveram demência tiveram uma pontuação mais baixa em comparação com indivíduos saudáveis ​​nas tarefas de resolução de problemas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, esse pacientes com demência também eram mais propensos do que os adultos saudáveis ​​a ter uma queda nos 12 meses anteriores. “As pessoas não devem se preocupar indevidamente se, por exemplo, não forem boas em lembrar números. Mesmo alguns indivíduos saudáveis ​​irão naturalmente pontuar melhor ou pior do que seus pares. Mas nós encorajamos qualquer pessoa que tenha alguma preocupação ou perceba que sua memória ou lembrança está piorando a falar com seu médico",conclui o estudo.

A demência apresenta três características principais: prejuízo da memória, problemas de comportamento e perda das habilidades. Os sintomas iniciais variam, mas a perda de memória em curto prazo costuma ser a principal a ser trazida à atenção do médico na primeira consulta.

Outros sinais de demência incluem dificuldades de executar tarefas domésticas, problema com o vocabulário, desorientação no tempo e espaço, incapacidade de julgar situações, problemas com o raciocínio abstrato, colocar objetos em lugares equivocados, alterações de humor de comportamento e alterações de personalidade.

Fonte: The Guardian, Secretaria da Saúde

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*