Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seus olhos podem mostrar se você tem risco de morte precoce

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2022 às 20h50

Link copiado!

Ion Fet/Unsplash
Ion Fet/Unsplash

Em um novo estudo publicado na última terça (18) no British Journal of Ophthalmology, um grupo de pesquisadores relatou o desenvolvimento de uma inteligência artificial que pode identificar o risco de morte precoce só de avaliar a retina de uma pessoa. O experimento conduzido no Reino Unido pôde prever a morte precoce de 1.871 indivíduos.

O algoritmo prevê a idade de alguém com base na análise da retina, e a lógica é a seguinte: se a pessoa tem 50 anos e a inteligência artificial apontou 51, as chances de morrer nos próximos 11 anos aumentam em 2%. O artigo sugere que a retina é altamente sensível aos danos do envelhecimento, e como esse tecido hospeda vasos sanguíneos e nervos, pode fornecer informações importantes sobre a saúde vascular e cerebral de um indivíduo.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, estudos anteriores chegaram a apontar que fotografias da retina podem ajudar a prever fatores de risco cardiovascular, por exemplo.

Continua após a publicidade

Existem outros meios de prever o que os pesquisadores chamam de "idade biológica", que quer dizer o quanto as estruturas biológicas do nosso organismo envelheceram. No entanto, os métodos são caros, demorados e invasivos, enquanto a técnica utilizada pela equipe (escanear a retina) dura menos de 5 minutos.

"Nossas descobertas indicam que a diferença de idade da retina pode ser um potencial biomarcador de envelhecimento que está intimamente relacionado ao risco de mortalidade", conclui o estudo.

Fonte: British Journal of Ophthalmology