Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sentar de pernas cruzadas faz mal à saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Março de 2023 às 18h30

Link copiado!

Tamara bellis/Unsplash
Tamara bellis/Unsplash

A comunidade científica tem um consenso: sentar de pernas cruzadas pode resultar em prejuízos à saúde. Isso porque o hábito em questão pode aumentar o desalinhamento dos quadris, tornando um mais alto que o outro. Além disso, tal postura altera a velocidade com que o sangue se move pelos vasos sanguíneos dos membros inferiores, o que pode aumentar o risco de coágulos.

Os registros científicos sugerem, ainda, que cruzar os joelhos é pior do que os tornozelos, uma vez que pode causar um aumento na pressão sanguínea devido ao acúmulo de sangue nas veias e aumentar o risco de danos aos vasos sanguíneos.

Os especialistas também levantam um alerta de que, quanto mais frequente se torna o hábito se sentar de pernas cruzadas, mais provável adquirir mudanças de longo prazo nos comprimentos dos músculos. A posição também pode causar desalinhamento da coluna e dos ombros.

Continua após a publicidade

Outra parte que pode ser impactada pela má postura é a cabeça, que pode potencialmente ficar desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço (por sua vez, o pescoço pode ser afetado devido a um lado do corpo ser mais fraco que o outro). O mesmo desequilíbrio pode ser observado nos músculos da pelve e da parte inferior das costas como resultado da má postura.

Dentre os malefícios de ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas, temos o aumento da probabilidade de escoliose e outras deformidades. A postura em questão também pode causar a síndrome da dor trocantérica maior, que afeta o lado externo do quadril e da coxa.

Tendo em mente os perigos que resguardam a pessoa que trabalha sentada no computador, já trouxemos algumas dicas para melhorar a postura durante o trabalho, como aprender a escolher sua cadeira e a mesa ideal, fazer pausas e até optar por uma massagem.

Fonte: The Conversation