Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem coronavírus: estes 10 países não tiveram nenhum caso de COVID-19

Por| 28 de Agosto de 2020 às 08h30

Link copiado!

Reprodução/ Rensselaer Polytechnic Institute
Reprodução/ Rensselaer Polytechnic Institute

A pandemia da COVID-19 recebeu essa classificação por atingir quase o mundo inteiro, afetando simultaneamente uma alta quantidade de pessoas, em todos os continentes. Porém, ainda existem alguns países que ainda estão livres da doença, sem nenhum caso registrado desde o começo das infecções.

E todos eles possuem outra coisa, além da resistência à COVID-19, em comum: eles estão localizados na Oceania, sendo destino frequente de turistas pelas suas belas ilhas, mares azuis e climas propensos a passeios. São eles:

  • Palau
  • Estados Federados da Micronésia
  • Ilhas Marshall
  • Nauru
  • Quiribati
  • Ilhas Salomão
  • Tuvalu
  • Samoa
  • Vanuatu
  • Tonga
Continua após a publicidade

As fronteiras de Palau, um arquipélago com mais de 500 ilhas na Oceania, estão fechadas desde março, impedindo a entrada do coronavírus, e os habitantes estão recebendo apoio governamental, uma vez que o turismo é inexistente neste momento. As visitas de estrangeiros, infelizmente, acabam sendo um fator importante para que hotéis, lojas e restaurantes continuem abertos.

Ainda no Oceano Pacífico, As Ilhas Marshall também estão livre da COVID-19, mas assim como Palau também não está livre dos impactos econômicos, prestes a experienciar o maior rombo econômico desde 1997. Grande parte dos empregos que estão previstos para serem perdidos fazem parte do setor de turismo.

Mesmo com todo esse impacto, nem todos esses países pretendem reabrir. Em Vanuatu, que conta com uma população de 300 mil pessoas, a vasta maioria não quer ter que se preocupar com a doença. Len Tarivonda, diretor de saúde pública do país, contou que o desejo é continuar com as fronteiras fechadas, pois o impacto de uma pandemia seria muito mais grave.

Continua após a publicidade

Além do turismo, o setor de pescas e embarcações também vem sendo afetado, pois as exigências para se entrar nos países é grande. Navios-contêineres e petroleiros, por exemplo, precisam permanecer no mar por 14 dias antes de entrar, garantindo que ninguém apresente algum sintoma da COVID-19.

Obviamente, por mais que esses países estejam completamente livres do coronavírus, o fechamento de fronteiras e a diminuição do turismo, que costuma ser grande no ano inteiro devido à beleza dos locais, a economia pode trazer problemas graves à população. Porém, o melhor que as autoridades têm a fazer é esperar a vacina, assim como os países que estão com muitos casos da doença.

 

 

Continua após a publicidade

 

 

 

Fonte: BBC