Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem alcançar taxa ideal de vacinação, Áustria adota novo lockdown para todos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Com aumento de casos da covid-19 e dificuldades em alcançar o patamar ideal de vacinação, a Áustria adotou um novo lockdown. A partir desta segunda-feira (22), a orientação é que os austríacos trabalhem de casa, se possível, e apenas serviços essenciais continuarão a operar presencialmente no país.

Na última semana, o país chegou a propor um lockdown específico para aqueles que não quiseram se imunizar contra a covid-19. No entanto, as autoridades da Áustria ampliaram a medida para todos, buscando conter novas transmissões do coronavírus SARS-CoV-2. A nova medida gerou manifestações de alguns grupos contrários a imunização no país.

Em paralelo ao lockdown, a Áustria se tornou o primeiro país europeu a tornar a vacinação contra a covid-19 como uma exigência legal. Isso significa que uma lei obrigará que todos sejam imunizados a partir de fevereiro de 2022, só que a obrigatoriedade não se dará através da força física e nem com prisões. Indivíduos que continuarem a recusar a vacinação deverão ser multados. A Alemanha também estuda a adoção de uma medida similar.

Continua após a publicidade

Situação da covid é crítica na Europa

Para além da Áustria, as taxas de infecção da covid-19 aumentaram em toda a Europa. No sábado (20), o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, disse que meio milhão de mortes a mais poderiam ser registradas na próxima primavera no continente, caso as medidas de proteção (vacinas, uso de passaportes sanitários e máscaras) não fossem reforçadas. Inclusive, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que esta situação deve ser encarada como um alerta para o Brasil.

A Áustria é um dos países a liderar a adoção de novas medidas contra a covid-19 no continente. Com o novo lockdown, as pessoas poderão sair de casa apenas em casos específicos, como ir para trabalho, praticar exercícios e ir ao mercado e farmácias. Isso porque restaurantes, bares, cabeleireiros, teatros e estabelecimentos não essenciais deverão ser fechados. As escolas e jardins de infância permanecerão abertos para pais que continuarão a trabalhar de forma presencial.

Inicialmente, a medida deverá durar até o dia 12 de dezembro. No entanto, o bloqueio será reavaliado daqui a dez dias, quando alguma flexibilização ocorrer. Em entrevista, o ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein, disse que o governo precisava "reagir agora" e impedir que a nova onda da covid-19 se instale.

Continua após a publicidade

Taxa de vacinação contra a covid-19 na Áustria

De acordo com a plataforma Our World in Data, a vacinação completa contra a covid-19 abrange 64% dos austríacos, o que equivale a 5,8 milhões de pessoas. Esta é uma das taxas mais baixas da Europa Ocidental e muitas pessoas ainda estão hesitantes no país, dificultando o controle da doença.

No Brasil, o estudo do Instituto Butantan, em Serrana, no interior de São Paulo, apontou para a necessidade de se imunizar pelo menos 75% da população para cortar a transmissão do coronavírus. Na cidade, a vacina CoronaVac foi usada em praticamente toda a população adulta e as mortes em decorrência do coronavírus caíram em 95%. Esse foi um dos primeiros estudos a avaliar a importância massiva da imunização.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC e Our World in Data