Publicidade

Saiba o que é circuncisão e se ela afeta a vida sexual

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
mariagera/envato
mariagera/envato

A circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio, a dobra retrátil de pele que cobre a extremidade do pênis. No entanto, trata-se de um procedimento que desperta diversas dúvidas nas pessoas. É com base nisso que trazemos as informações mais pertinentes sobre o assunto.

O procedimento pode fazer parte de um ritual religioso ou cultural para muitas famílias judaicas e islâmicas, bem como para certas tribos aborígenes na África e na Austrália. No entanto, muitos optam por realizar a cirurgia por conta de uma questão de tradição familiar, higiene pessoal ou até mesmo cuidados preventivos de saúde.

Por que fazer a circuncisão?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Às vezes, há uma necessidade médica de circuncisão, como quando o prepúcio é muito apertado para ser puxado para trás (retraído) sobre a glande. Em outros casos, a circuncisão é recomendada para reduzir o risco de certas infecções sexualmente transmissíveis.

Dentre os benefícios da prática, podemos notar a higiene, uma vez que simplifica a lavagem do pênis. O procedimento também diminui o risco de infecções do trato urinário. Em alguns casos, o prepúcio pode ser impossível de retrair, o que a comunidade médica chama de fimose. Isso pode levar à inflamação do prepúcio ou da glande. Vale ressaltar, ainda, que a circuncisão reduz o risco de câncer de pênis.

É arriscado fazer circuncisão?

As complicações mais comuns associadas à circuncisão são sangramento e infecção, mas também é possível acontecer efeitos colaterais relacionados à anestesia. Os médicos alertam que a cirurgia em questão também pode resultar em problemas no prepúcio, como um corte muito curto ou muito longo ou uma cicatrização inadequada. No entanto, são riscos um pouco mais raros.

A circuncisão impacta a vida sexual?

Por enquanto, ainda não há registros científicos que façam comparação entre a vida sexual antes e depois da circuncisão. No entanto, os médicos apontam que, após o procedimento, o paciente passa por um aumento da sensibilidade na glande. Isso quer dizer que, inicialmente, pode haver incômodo.

Mas com o tempo e a recuperação da circuncisão, a pele da glande, que era protegida pelo prepúcio lubrificado, resseca por ficar em contato com o ar. Assim, a pele endurece e a sensibilidade muda. A perda da sensibilidade também acontece porque o prepúcio é uma região repleta de nervos. Logo, assim que ocorre a extração do prepúcio, os nervos são perdidos.

Continua após a publicidade

Fonte: Mayo Clinic, NHS, WebMD

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*